Preços dos combustíveis – Conte com aumento na próxima semana

As previsões apontam para aumento dos preços dos combustíveis que poderá chegar aos seis cêntimos.

preços dos combustíveis

Mais uma semana que termina e mais uma vez somos obrigados a dar nota de novo aumento dos preços dos combustíveis para a semana seguinte. De acordo com as previsões dos especialistas ligados ao setor da energia, para a semana que se inicia a 25 de abril, os preços dos combustíveis em Portugal vão voltar a subir.

O maior aumento vai acontecer ao nível do preço médio por litro do gasóleo simples. Neste caso a subida deverá atingir os seis cêntimos. Mas o preço da gasolina simples também vai aumentar, sendo que a previsão seja de subida de dois cêntimos por litro.

Ao contrário das últimas duas semanas, em que a cotação do barril de Brent, que serve de referência para fixar os preços dos combustíveis no nosso país, esteve em queda nos mercados internacionais, até esta sexta-feira 22 de abril o preço do barril subiu um pouco em comparação com a semana anterior e isso, como sabemos, tem como consequência imediata o aumento no preço que pagamos quando colocamos combustível nos nossos veículos.

preços dos combustíveisE porque é que o barril de Brent está a subir de valor?

Mais uma vez os especialistas do setor da energia apontam para a guerra na Ucrânia. Mas desta feita o fator que está a pressionar os preços dos combustíveis para subir é a intenção da União Europeia em aplicar um embargo mais alargado ou profundo à importação de petróleo com origem na Rússia.

Recordamos que até ao final do mês de abril continuará em vigor o atual mecanismo de compensação denominado AUTOvoucher, com o valor de 20€ por mês. Porém, e tal como já foi anunciado pelo Governo e a revista MotoJornal deu conta aqui, a partir do início de maio o AUTOvoucher desaparece e será substituído pela descida do valor do ISP para simular os preços dos combustíveis com IVA a 13%.

Falta também confirmar se o Governo irá alterar a tabela do ISP para compensar a subida dos preços dos combustíveis previstos para a próxima semana.