Preços dos combustíveis – Conte com novo aumento na próxima semana!

Depois da primeira descida nos preços em 2022, as notícias não são boas. Os preços dos combustíveis na próxima semana deverão aumentar entre 8 e 17 cêntimos.

preços dos combustíveis

Depois de várias semanas de aumentos consecutivos, os preços dos combustíveis em Portugal baixaram pela primeira vez em 2022 esta semana que agora termina. Mas este final de semana traz consigo uma má notícia: novo aumento significativo dos preços na próxima semana.

De acordo com os especialistas e fontes ligadas ao setor da energia, a partir das 00H00 de dia 28 de março as gasolineiras podem vir a aumentar os preços dos combustíveis de 8 a 17 cêntimos por litro, em média, e respetivamente para gasolina e gasóleo.

Tudo porque esta semana a cotação do barril de Brent, que serve de indicador para ajustar os preços que pagamos quando colocamos gasolina nas nossas motos, está a aproximar-se dos 120 dólares por barril. E isso terá como inevitável reflexo o aumento do preço por litro praticado em Portugal.

preços dos combustíveisO valor da subida não está fixado pois o Governo ainda não anunciou se vai ajustar ou não o ISP de acordo com a subida prevista da receita de IVA. Recordamos que esta semana o Governo deveria ter ajustado, para cima, o valor do ISP de acordo com a fórmula recentemente criada para garantir a neutralidade fiscal. Mas não o fez.

Por outro lado, falta ainda o dia de sexta-feira para sabermos qual será o valor de fecho da semana a que é comercializado o barril de Brent. Esta previsão de subida expressiva de 8 a 17 cêntimos é anunciada para barril a ser comercializado perto dos 120 dólares. Pode baixar ou subir. Mas a tendência é claramente de subida.

Neste cenário de subidas constantes dos preços dos combustíveis, o Governo, pelo primeiro-ministro António Costa, já anunciou que vai propor a redução do IVA sobre os combustíveis para a taxa intermédia de 13%. Uma medida que há muito é esperada.

Esta medida terá sempre de ser aprovada pela Assembleia da República e com a anuência da Comissão Europeia, terá um efeito imediato de redução do preço por litro. Mas será uma medida a ser aplicada apenas no próximo trimestre, com o Governo a não revelar o que fará à taxa de IVA após esse período.