Preços dos combustíveis – Esperam-se descidas na próxima semana

Na próxima atualização dos preços dos combustíveis deveremos ter uma pequena boa notícia com a gasolina a ficar mais barata.

preços dos combustíveis

Depois de duas semanas consecutivas de aumento dos preços dos combustíveis, a semana de 24 a 30 de outubro deverá trazer boas notícias para os portugueses que necessitam de atestar os seus veículos. De acordo com as previsões anunciadas pelo setor da energia, em Portugal deveremos assistir à descida da gasolina para um valor que ficará próximo do que se verificava há uma semana, antes do aumento mais recente.

Isto significa que na próxima semana os portugueses podem respirar um pouco de alívio quando se deslocarem com a sua moto ao posto de abastecimento. Tudo indica que a descida no preço médio da gasolina simples 95 deverá ser de cerca de 6 cêntimos.

Ainda assim, a descida fica longe de compensar os aumentos recentes, sendo que no caso do gasóleo vamos ter uma descida bastante mais contida a rondar o meio cêntimo por litro de gasóleo simples.

preços dos combustíveisEsta atualização em baixa dos preços dos combustíveis em Portugal segue a tendência de revisão em queda da cotação do barril de Brent. Esta semana a queda do valor do petróleo que serve de referência para fixar preços nos postos de combustível atinge, no momento em que escrevemos este artigo, os 2,92%. Refira-se que o barril está a ser negociado, esta sexta-feira 21 de outubro, ligeiramente acima dos 92 dólares.

Com as descidas agora previstas pelo setor da energia, o preço médio do litro de gasolina simples 95 deverá ficar em 1,826€, de acordo com os dados publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia.

Convém também ter em conta que o Governo, reagindo à descida do preço dos combustíveis em setembro, decidiu reduzir o desconto do valor do ISP em 4,4 cêntimos na gasolina e 0,1 cêntimos no gasóleo. Isto aumentou logo à partida o valor que os portugueses pagam pelos combustíveis, sem contar com cotação do petróleo.

Tendo em conta que este mês de outubro ficou marcado por aumentos assinaláveis em ambos os tipos de combustível, em breve poderemos ter nova revisão da taxa de ISP aplicada à gasolina e ao gasóleo.

A nova revisão governamental deverá acontecer em novembro, onde será aplicada uma nova fórmula de cálculo do ISP, e onde deverá estar já inserida a possibilidade legal, por força da decisão da Comissão Europeia, da taxa de ISP baixar para além do limite mínimo até agora estabelecido.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par dos preços dos combustíveis.

Quer saber qual o posto de combustível mais barato ao pé de si? Então só tem de clicar aqui!