Preços dos combustíveis – Forte descida esperada na próxima semana

As previsões apontam para uma descida forte nos preços dos combustíveis, depois do petróleo atingir valor mais baixo desde início da guerra.

Se tem de atestar a sua moto com gasolina, então o melhor será tentar “esticar” o combustível que ainda tem no depósito! Tudo porque a partir de 8 de agosto os preços dos combustíveis vão sofrer uma descida acentuada em Portugal, de acordo com as estimativas divulgadas por diversas fontes ligadas ao setor da energia.

Tudo indica que o preço médio por litro de gasolina simples 95 deverá baixar até 10 cêntimos. Já o gasóleo simples desce um pouco menos, ou seja, 8 a 9 cêntimos.

Esta atualização em baixa nos preços dos combustíveis fica a dever-se ao facto do valor do petróleo estar a baixar também de forma acentuada nos mercados internacionais. Na realidade, esta semana que agora termina mostrou que o barril de Brent, que serve de referência para definir os preços dos combustíveis, chegou a ser negociado a 93 dólares, o valor mais baixo desde início da guerra na Ucrânia.

preços dos combustíveisIsto significa que, e se se confirmar esta descida prevista pelos especialistas, que a gasolina simples 95 poderá ficar abaixo do 1,80€ por litro pela primeira vez desde início de fevereiro deste ano, enquanto o gasóleo simples poderá ficar abaixo do 1,75€ na próxima semana, o que também não acontece desde final de fevereiro.

Convém não esquecer que os preços dos combustíveis que pagamos quando atestamos as nossas motos (ou outros veículos) estão a ser “influenciados” pela decisão do Governo, liderado por António Costa.

Recordamos que por iniciativa governamental, em plena crise de preços dos combustíveis durante a guerra na Ucrânia, anunciou que até final deste mês de agosto vai manter em vigor a diminuição da carga fiscal que, segundo comunicado do Ministério das Finanças, permite diminuir o preço por litro em 28,2 cêntimos no caso do gasóleo e 32,1 cêntimos no caso da gasolina.

Veremos se no final de agosto o Ministério das Finanças e o Governo decidem prolongar esta medida que ajuda a manter os preços dos combustíveis em valores mais baixos do que aqueles que deveríamos estar a pagar, caso esta medida não tivesse sido aplicada após a Comissão Europeia não ter dado, ainda, “luz verde” para se baixar o IVA sobre os combustíveis para uma taxa mais baixa.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as atualizações dos preços dos combustíveis em Portugal.