Preços dos combustíveis – Gasolina desce 3,5 cêntimos

A partir de 14 de novembro os preços dos combustíveis descem, e no caso da gasolina será uma descida de 3,5 cêntimos.

preços dos combustíveis

Depois de uma semana marcada pelo aumento do preço da gasolina simples 95, a mais recente atualização dos preços dos combustíveis em Portugal aponta para uma descida generalizada. No caso da gasolina simples 95, a descida prevista pelo setor da energia será de 3,5 cêntimos.

Isto significa que, a partir das 00H00 de segunda-feira 14 de novembro, os motociclistas e condutores de outros veículos que utilizam este tipo de combustível vão sentir algum alívio no momento de atestar os depósitos.

De acordo com as informações divulgadas pela Direção-Geral da Energia e Geologia (DGEG) no seu portal online, e levando em linha de conta os preços dos combustíveis da semana que agora termina, poderemos esperar que o preço médio da gasolina simples 95 se fixe nos 1,788€. No caso do gasóleo simples o preço médio por litro será de 1,814€.

preços dos combustíveisCom a cotação do barril de Brent a subir ligeiramente depois da China, que é o principal importador de petróleo a nível global, ter aliviado na última semana parte das restrições associadas ao controlo de surtos localizados de Covid-19, temos também de referir que o governo português reviu e atualizou o desconto do Imposto sobre Produtos Petrolífero (ISP) para novembro.

Numa proposta de alteração ao Orçamento do Estado para o ano de 2023, o PS propõe que as medidas extraordinárias e temporárias que ajudam a combater os aumentos excessivos dos preços dos combustíveis, e que já estão a ser aplicadas em 2022, se prolonguem até 31 de dezembro de 2023.

Isto significa que os preços dos combustíveis serão reduzidos por via de impostos, com o ISP a poder baixar para além da taxa mínima legal.

Esta proposta do PS revela a intenção de permitir que o ISP possa ser reduzido até à “taxa mínima de zero euros”, sempre com o objetivo final de fazer refletir no preço final por litro de combustível o equivalente a reduzir a taxa de IVA de 23% para 13%.

Refira-se que este desconto no ISP aplicado aos preços dos combustíveis em Portugal Continental foi atualizado. O Governo anunciou que durante o décimo primeiro mês do ano os condutores portugueses vão beneficiar de um desconto no ISP que será de mais 1,4 cêntimos no caso da gasolina, enquanto no gasóleo o desconto adicional chega aos 3,8 cêntimos.

Quer saber qual o posto de abastecimento mais perto de si com os combustíveis mais baratos? Então só tem de clicar aqui!

E fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar semanalmente as atualizações dos preços dos combustíveis. A não perder!