Preços dos combustíveis – Gasolina desce até 6 cêntimos

Na próxima semana as previsões apontam para uma descida de até 6 cêntimos na gasolina. Veja aqui a evolução dos preços dos combustíveis.

Se o caro leitor motociclista tiver a oportunidade de aguardar mais uns dias até atestar o depósito de combustível da sua moto, então o melhor será mesmo aguardar pelas 00H00 da próxima segunda-feira 18 de julho. Tudo porque a mais recente atualização dos preços dos combustíveis em Portugal Continental aponta para uma descida na gasolina e no gasóleo.

De acordo com os especialistas no setor da energia, tudo aponta para que o preço médio do litro de gasolina simples 95 diminua pelo menos 5 cêntimos, sendo que nas previsões está contabilizada uma descida que até pode ser maior, chegando a gasolina simples 95 a baixar 6 cêntimos.

Já o gasóleo simples, e falamos neste combustível pois muitos motociclistas têm também outros veículos e alguns com motorizações a gasóleo, deverá descer cerca de meio cêntimo. Ou seja, neste caso falamos de uma descida que praticamente não se vai notar na fatura a pagar.

preços dos combustíveisA contribuir para a descida dos preços dos combustíveis na semana que começa no próximo dia 18 de julho estão as mais recentes previsões do crescimento da economia global. Os mercados internacionais receiam que a economia global não apresente uma performance positiva, pelo que essas perspetivas acabam por se refletir nos preços dos combustíveis.

Também convém ter em conta que o preço do barril de Brent, que serve de referência para percebermos quanto vamos ter de pagar para atestar as nossas motos de gasolina, está em queda desde há várias semanas. Aliás, na passada quinta-feira 14 de julho o petróleo foi negociado ao valor mais baixo desde o início da guerra na Ucrânia (pouco mais de 97 dólares americanos).

Esta sexta-feira o barril de Brent começou a ser negociado a menos de 100 dólares americanos, e esta tendência de queda deverá continuar nas próximas semanas.

preços dos combustíveisMas se os preços dos combustíveis estão em queda pela quarta semana consecutiva, o que é sempre uma boa notícia para todos aqueles que têm mesmo de colocar gasolina ou gasóleo nos seus veículos, por outro lado ficamos a saber que as margens de lucro das gasolineiras estão a aumentar. E não é pouco!

De acordo com a Entidade Nacional para o Setor Energético – ENSE, que tem em conta o PVP e o valor de referência de cada tipo de combustível, podemos verificar que a margem de lucro por litro de gasolina era, a 6 de junho de 2022, de 6,8 cêntimos, e atualmente a 15 de julho de 2022 essa margem subiu para os 34,2 cêntimos por litro!

O Governo liderado por António Costa, noutras ocasiões, já se mostrou “preocupado” com as excessivas margens de lucro que as gasolineiras estão a apresentar num período de crise com os preços dos combustíveis, e prometeu agir em conformidade para evitar abusos.

Claramente existe margem suficiente para que o preço de gasolina e do gasóleo seja bastante mais baixo do que aquilo que estamos a ver atualmente.