Preços dos combustíveis – Gasolina desce novamente

Na mais recente atualização dos preços dos combustíveis verificamos que a gasolina desce pela segunda semana consecutiva.

Com o valor do barril de Brent a negociar em baixa no final da passada sexta-feira 28 de outubro, assistimos esta semana a mais uma atualização dos preços dos combustíveis que nos dá algumas boas notícias. Nomeadamente para os motociclistas, pois o preço médio da gasolina simples 95 desce pela segunda semana consecutiva.

De acordo com os dados disponibilizados pela Direção-geral de Energia e Geologia, o preço médio da gasolina na semana de 31 de outubro a 7 de novembro será de 1,81 euros por litro, o que pressupõe uma descida de 1,5 cêntimos em comparação com a semana passada.

No caso da gasolina, voltamos assim a estar em valores abaixo aos praticados antes do início da guerra na Ucrânia, que, como sabemos, tem sido a justificação para os aumentos dos preços dos mais variados produtos, mas principalmente a justificação usada para os aumentos dos preços dos combustíveis.

Para sua referência, esta semana também será de quebra no preço do gasóleo simples, que desce em média 2 cêntimos por litro, mas está, ainda assim, bastante acima (16,5%) do preço que se verificada neste combustível antes do início do conflito Ucrânia / Rússia.

preços dos combustíveisConvém também ter em conta que o Governo ainda não definiu qual será o desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) que irá vigorar a partir de novembro.

Relembramos que em outubro o Governo, liderado por António Costa, e baseando-se nas descidas dos preços dos combustíveis que se verificaram de agosto e mês de setembro, aproveitou para reduzir o desconto do ISP que até então estava em vigor. No caso da gasolina o desconto do ISP reduziu 4,4 cêntimos, enquanto no gasóleo essa redução foi de 0,1 cêntimo.

Tendo em conta que os preços aumentaram desde então, e também tendo em conta que a Comissão Europeia já deu “luz verde” para que os descontos no ISP possam ser maiores do que os limites máximos definidos pela lei europeia para os produtos petrolíferos, espera-se que na próxima revisão de novembro o desconto de ISP volte a aumentar, permitindo assim aos portugueses beneficiar de preços dos combustíveis mais baixos.

Quer saber qual o posto de abastecimento que tem os combustíveis mais baratos ao pé de si? Então só tem de clicar aqui!