Preços dos combustíveis – Gasolina vai aumentar!

Os preços dos combustíveis sofrem nova atualização. Na próxima semana o preço da gasolina vai aumentar e gasóleo desce.

preços dos combustíveis

Depois de descidas consecutivas nos preços dos combustíveis, a próxima semana, 7 a 13 de novembro, vai trazer más notícias para os motociclistas e condutores de veículos que utilizam gasolina como combustível. Tudo porque, de acordo com fontes do setor da energia, o preço médio por litro de gasolina simples 95 irá sofrer um aumento.

Ao contrário do que vai acontecer com o gasóleo, que desce cerca de quatro cêntimos, a próxima semana vai refletir no preço da gasolina simples o aumento da cotação do barril de Brent.

Assim, na próxima atualização dos preços dos combustíveis, teremos uma subida de cerca de 2,5 cêntimos em média para a gasolina simples 95 em Portugal Continental. Se tivermos em conta os preços médios anunciados pela Direção-geral de Energia e Geologia (DGEG), isto significa que um litro deste combustível irá custar aos motociclistas 1,842€ a partir da próxima segunda-feira 7 de novembro.

preços dos combustíveisEsta situação de subida da gasolina e descida do gasóleo não é habitual, mas também não é novidade. Noutras ocasiões de atualização semanal dos preços dos combustíveis, já explicámos que os diferentes tipos de combustível têm preços fixados de acordo com inúmeros fatores, e, neste caso, o gasóleo desce de preço devido aos mercados estarem a colocar em menor pressão o gasóleo, o combustível utilizado em maior quantidade para aquecimento na Europa.

Por outro lado, convém também referir que ao longo desta sexta-feira 4 de novembro a cotação internacional do barril de Brent chegou a atingir quase 98 dólares. Uma subida em relação a semanas anteriores, e que resulta da queda do dólar americano e riscos de abastecimento por parte dos países da OPEP. Diga-se também, que neste momento os surtos de Covid-19 na China e receios de uma recessão da economia global ajudam a manter sob controlo o preço do barril de petróleo.

Convém também não esquecer que ainda hoje, 4 de novembro, o Governo português liderado por António Costa deverá anunciar a atualização do valor do desconto do ISP, o que levará a um obrigatório ajustamento dos preços dos combustíveis para acomodar este imposto.

Durante o mês de outubro o Governo decidiu reduzir o desconto do ISP porque os preços dos combustíveis estavam a baixar, e agora que aumentaram, e tendo em conta que a Comissão Europeia também deu “luz verde” a Portugal para reduzir o ISP para valores abaixo do limite mínimo imposto pela União Europeia, espera-se que ao aplicar a nova fórmula de cálculo do desconto de ISP os portugueses sejam de certa forma ajudados pelo Governo, com o ISP a ter um maior desconto do que tem atualmente.

Quer saber qual é o posto de abastecimento com os combustíveis mais baratos perto de si? Só tem de clicar aqui!

E fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar semanalmente todas as atualizações dos preços dos combustíveis em Portugal. A não perder!