Preços dos combustíveis – Gasolina vai subir de forma acentuada!

Subida da cotação do petróleo e aumento do ISP levam ao aumento dos preços dos combustíveis. E a gasolina sobe de forma acentuada.

preços dos combustíveis

Outubro vai continuar a ser um mês pouco agradável em termos de preços dos combustíveis. E a segunda semana do décimo mês de 2022 vai acentuar a crise dos combustíveis, com as previsões a apontarem para aumentos consideráveis e acentuados no valor médio da gasolina e também no gasóleo.

Já depois de no início da semana que agora termina se ter verificado um aumento de cerca de 2 cêntimos por litro na gasolina simples 95, a próxima semana, ou seja, de 10 a 16 de outubro, será novamente marca pelo aumento acentuado do preço da gasolina que usamos nas nossas motos.

De acordo com os dados disponíveis no final desta sexta-feira 7 de outubro, as previsões da atualização dos preços dos combustíveis apontam para uma subida de pelo menos 7 cêntimos no valor médio do litro de gasolina simples 95. Pior ainda será o aumento no gasóleo simples, combustível que aumentará pelo menos 11 cêntimos por litro.

preços dos combustíveisNa base destes aumentos significativos está a cotação do barril de Brent nos mercados internacionais. O barril de petróleo que serve de referência para fixar os preços em Portugal, fechou esta semana a valer próximo dos 90 dólares americanos, continuando a tendência de subida que se vinha a verificar em semanas anteriores.

Os especialistas acreditam que em breve o barril de Brent estará novamente a ser comercializado nos 100 dólares, pelo que este último trimestre do ano será marcado por novos aumentos semanais na gasolina e gasóleo.

Por outro lado, e conforme já foi confirmado pelo Governo liderado por António Costa, a partir de agora teremos um aumento do valor do ISP, Imposto Sobre Produtos Petrolíferos. Recordamos que o Governo português, impedido de reduzir a taxa de IVA para os 13%, o que inevitavelmente teria um impacto direto nos preços dos combustíveis, optou então por reduzir o valor do ISP de forma a simular a descida do IVA.

O ISP mais baixo, em combinação com a manutenção da taxa de carbono sem atualização, foi uma das razões para que nas últimas semanas se tenha conseguido conter o aumento dos preços dos combustíveis.

Refira-se ainda que, de acordo com o boletim sobre combustíveis divulgado por Bruxelas, Portugal ocupa o 11º lugar ao nível da gasolina mais cara entres 27 países europeus, e está ainda pior (19º lugar) se analisarmos o preço do gasóleo na União Europeia.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar as alterações e atualizações semanais aos preços dos combustíveis em Portugal.

Se quiser saber qual o posto de abastecimento mais barato perto de si só tem de clicar aqui!