Preços dos combustíveis – Grande queda esperada na próxima semana!

Tudo indica que na semana de 12 a 18 de dezembro os preços dos combustíveis em Portugal sofram uma grande queda.

Com o barril de Brent a ver a sua cotação cair bastante nos mercados internacionais nesta semana que agora termina, o valor do “ouro negro” acaba por se refletir nos preços dos combustíveis que vigoram em Portugal Continental. E, de acordo com fontes do setor energético, tudo indica que na semana de 12 a 18 de dezembro tanto a gasolina como o gasóleo sofrem grandes quedas!

A quebra esperada nos preços dos combustíveis deve-se, para além da cotação base do petróleo, à quebra nos preços dos diferentes tipos de combustíveis como a gasolina e gasóleo.

Desta forma, a partir das 00H00 da próxima segunda feira 12 de dezembro, o preço da gasolina simples 95 deverá descer em média 7 cêntimos. Já o gasóleo simples desce em média 9,5 cêntimos. Desta forma os combustíveis ficarão em valores abaixo daqueles que se verificavam antes do início da guerra na Ucrânia.

preços dos combustíveisConvém, no entanto, ter em conta que o Governo poderá a qualquer momento anunciar uma atualização do desconto praticado no Imposto sobre Produtos Petrolíferos.

Tal como a Revista MotoJornal destacou na última atualização aos preços dos combustíveis em Portugal, o Governo tem vindo a aplicar um desconto ao ISP. O valor desse desconto sofreu uma redução na semana que agora termina, uma decisão que impediu a gasolina e gasóleo de baixarem de preço. Aliás, os preços até aumentaram devido à decisão do Governo português!

Por isso, e mesmo que tudo indique que na próxima semana os preços dos combustíveis vão descer de forma acentuada, teremos sempre de aguardar para perceber se o Governo liderado por António Costa mantém inalterado o desconto de ISP, ou se voltará a reduzir esse desconto, garantindo por via fiscal sobre os combustíveis uma maior receita para os cofres nacionais.

Tendo tudo isto em conta e ainda os preços praticados esta semana, podemos prever que o preço médio do litro de gasolina simples 95 deverá ficar em 1,57€, enquanto o preço médio do gasóleo simples ficará por 1,53€.

Recordamos que estes são valores médios e que têm em conta as informações recolhidas pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) em mais de 2000 postos de abastecimento. Cada posto de abastecimento é livre de definir o preço que entender. Clique aqui para descobrir qual o posto de abastecimento mais perto de si com os combustíveis mais baratos!

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar toda a evolução dos preços dos combustíveis em Portugal com atualizações semanais. A não perder!