Preços dos combustíveis – Petróleo a baixar é boa notícia

O barril de petróleo está cada vez mais próximo dos 100 dólares e isso significa uma descida nos preços dos combustíveis a partir de 4 de abril.

O final desta semana está a ser marcado pela tendência de descida da cotação do barril de Brent, a “medida” internacional pela qual as gasolineiras se guiam e atualizam os preços dos combustíveis todas as semanas. Tal como a revista MotoJornal já aqui tinha referido, a semana que agora está a terminar começou com uma baixa da cotação do petróleo .

E essa tendência mantém-se e é até reforçada no último dia da semana, o que deixa antever boas notícias para os condutores portugueses.

De acordo com as informações de especialistas ligados ao setor da energia, e tendo em conta que o barril de Brent está a ser comercializado a cerca de 103 dólares antes das 13H00 de 1 de abril, sendo expectável que esse valor se aproxime dos 100 dólares até ao fecho dos mercados no final desta sexta-feira, a partir das 00H00 do próximo dia 4 de abril as gasolineiras irão reduzir os preços dos combustíveis!

preços dos combustíveisNão é ainda possível saber ao certo qual será o valor médio por litro praticado em Portugal. Não só porque o valor do barril ainda não está “fechado”, como também o Governo não anunciou quais são as suas previsões em termos de preços da gasolina e gasóleo, e com isso anuncie o que fará ao ISP, imposto que tem influência direta no preço por litro.

E qual é a previsão dos preços dos combustíveis na próxima semana?

Pela segunda vez nas últimas semanas vamos assistir a uma descida do preço. Neste momento podemos avançar com a informação de que a gasolina sofre uma descida que pode ir dos 3 aos 5 cêntimos. Já o gasóleo pode descer entre 8 e 10 cêntimos. Isto são valores antes do Governo recalcular o ISP a aplicar na próxima semana.

A contribuir para esta descida dos preços está no início da semana termos ficado a saber que a Rússia iria reduzir as suas operações militares em determinadas zonas da Ucrânia, nomeadamente em Kiev, e também as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, com Joe Biden a revelar que o EUA vão aumentar a quantidade de barris de petróleo disponibilizados nos mercados internacionais o que ajudou a aliviar a pressão e, claro, o preço do barril a baixar para valores próximos dos 100 dólares.

A revista MotoJornal irá continuar a acompanhar o tema dos preços dos combustíveis. Fique atento a www.motojornal.pt para saber quanto vai pagar a menos para atestar a sua moto na próxima semana.