Preços dos combustíveis – Prepare-se para aumento na próxima semana!

Impacto do embargo ao petróleo russo na União Europeia vai traduzir-se num aumento significativo dos preços dos combustíveis.

A União Europeia (UE) decidiu no início desta semana que marcou a passagem do mês de maio para junho, aplicar um embargo ao petróleo com origem na Rússia. Uma medida que foi tomada depois de muitas negociações entre os vários membros da EU, tendo em vista uma forma de punir a Rússia pelos seus atos na Ucrânia. Como resultado desta decisão europeia, os preços dos combustíveis vão aumentar.

Desde o momento em que foi anunciado o novo pacote de sanções à Rússia, e neste caso particular o embargo ao petróleo russo, o valor do barril de petróleo aumentou significativamente. De tal forma que o barril está a ser negociado nos mercados internacionais por valores na ordem dos 124 dólares.

O corte imediato de 75% das importações de petróleo russo que chega à Europa por via marítima, coloca o mercado dos produtos petrolíferos sobre pressão adicional.

Neste caso teremos então uma atualização em alta dos preços dos combustíveis na próxima semana. Assim, a partir das 00H00 de segunda-feira 6 de junho, o preço médio do litro de gasolina simples 95 deverá aumentar, de acordo com os especialistas do setor da energia, cerca de 14 cêntimos. Já o gasóleo simples aumentará 12 cêntimos.

preços dos combustíveisA presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, pretende alargar o embargo até final de 2022 para 90%.

Ou seja, para além dos fatores habituais que têm influência na atualização dos preços dos combustíveis, teremos ainda de contar com estes embargos cada vez mais “agressivos” e que levarão, inevitavelmente, ao aumento dos preços dos combustíveis até final do ano.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto as atualizações semanais dos preços dos combustíveis.