Preços dos combustíveis – Próxima semana promete pequeno alívio

As previsões apontam para descida tímida dos preços dos combustíveis na próxima semana. Saiba aqui quanto vai ser a descida.

preços dos combustíveis

Foram cinco semanas de subidas consecutivas dos preços dos combustíveis em Portugal. Porém, nos últimos dias de julho e início de junho, os condutores portugueses vão poder respirar de alívio, ainda que seja um pequeno alívio tendo em conta os valores atualmente praticados pelas gasolineiras em território nacional.

Será já no início da próxima semana, mais precisamente a partir das 00H00 de dia 27 de julho, que os preços dos combustíveis vão sofrer uma descida. Uma situação que não permite recuperar das subidas significativas das últimas semanas, mas que será ainda assim um pequeno alívio.

Com o barril de Brent a ser comercializado em baixa nos mercados internacionais esta semana, devido às preocupações relacionadas com o “arrefecimento” do crescimento da economia, os especialistas em energia apontam para uma descida de 2,5 cêntimos por litro no caso da gasolina simples, sendo que o preço do gasóleo simples deverá descer 3 cêntimos por litro.

preços dos combustíveisConvém ter em conta que na passada quarta-feira 22 de junho, o preço médio do gasóleo simples estava a 2,1 euros por litro em Portugal, enquanto que o litro da gasolina simples custava 2,112 euros.

Um ponto importante a ter em conta nesta questão dos preços dos combustíveis, e que poderá gerar alguma preocupação adicional nos consumidores portugueses, é o ajuste semanal do ISP, o imposto sobre produtos petrolíferos, que o Governo liderado por António Costa tem aplicado para tentar combater a crise dos preços dos combustíveis.

De acordo com o Governo, que, recordamos, continua impedido por regulamentação europeia de reduzir a taxa de IVA aplicada aos combustíveis, existe um limite mínimo de ISP que tem de ser aplicado aos combustíveis.

Esse limite, definido pela Comissão Europeia, já foi atingido no caso do gasóleo. No caso da gasolina ainda existe alguma margem de manobra para o Governo continuar a ajustar o valor do ISP.

preços dos combustíveisE o que significa para os condutores portugueses esta questão do ISP não poder ser ajustado em baixa?

Basicamente, o Governo tem ajustado, reduzindo, a taxa de ISP aplicada aos combustíveis. Caso os preços dos combustíveis subam numa determinada semana, o Governo reduz o ISP. Caso os preços diminuam, acontece o inverso ao ISP.

Não existindo possibilidade de reduzir mais o ISP (para já apenas no caso do gasóleo), o Governo não tem hipótese para compensar as eventuais subidas dos preços dos combustíveis. E isso vai traduzir-se em aumentos de preço mais acentuados.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de toda a evolução sobre o tema dos preços dos combustíveis em Portugal.