A BMW decidiu renovar a GS. Por fora parece quase a mesma, mas a R 1250 GS recebeu um boxer renovado que lhe dá um novo fôlego.
A BMW apresentou a nova R 1250 GS à imprensa mundial em Portugal, no Algarve. Ali tivemos oportunidade de rodar em estrada e fora dela, e conhecer as novidades.
A grande novidade é o motor. O boxer tem agora distribuição variável a que chamam Shiftcam Technology; este contribui, a par dos mais 84 cc de cilindrada, para um aumento da potência máxima da GS para 136 cv. Mas não alterou apenas a potência máxima; a resposta ao acelerador parece agora mais decidida, em qualquer regime de rotação. O motor ficou ainda mais económico (cerca de 4%) em termos de consumo de combustível. Para além disso, já está preparado para a norma Euro 5, que será implementada em 2020.
Shiftcam Technology
O que é a Shiftcam Technology? As cames de admissão têm dois pares de excêntricos para cada válvula de admissão, com perfil diferente. A árvore de cames desloca-se axialmente (comandada por um controlador através de pinos em ranhuras em espiral, como se fosse um sem-fim) para usar um tipo de excêntrico ou o outro, tendo em conta diversos factores, como a posição do acelerador (do punho, não da injecção) e as rotações do motor e pode alterar os perfis de carga parcial para carga total, alterando a resposta do motor. No modo carga parcial – que nunca acontece acima das 5000 rpm independentemente do tipo de condução – as válvulas de admissão têm também uma abertura diferenciada, com uma a abrir mais do que a outra, para maximizar o fluxo de combustível na câmara de combustão.
As árvores de cames são agora comandadas por correntes dentadas, e os colectores de escape foram redesenhados.
No que diz respeito à ciclística, a nova GS praticamente não sofreu alterações, e a mais importante diz respeito à travagem: na frente as pinças Brembo deram lugar a pinças Hayes. A potência e tacto de travagem estão à altura da nova GS.
Outras novidades dizem respeito a vários sistemas que agora estão disponíveis de série em vez de serem opcionais, como os faróis LED, Hill Start Control, Connectivity com o painel TFT a cores de 6,5 polegadas, etc.
Três versões
A R 1250 GS está disponível em três versões: Basic, Exclusive e HP. No Algarve rodámos na Exclusive em estrada (com pneus Bridgestone Battlax A41) e na HP fora de estrada (com pneus Metzeler Karoo 3).
As primeiras impressões foram muito positivas. A posição de condução continua a mesma, com os assentos ajustáveis, e continuando a existir assentos de diferentes alturas na lista de opcionais. O motor ganhou novo fôlego, e faz juz ao mote da BMW ‘two faces’, ou seja duas caras. Dócil e redondinho numa condução calma, que depois de transforma num carácter musculado quando rodamos o punho com determinação. A transição entre os dois perfis das cames não é perceptível, assim como a mudança de sonoridade. O que se nota sim é o empurrão vigoroso na resposta ao punho direito. Por outro lado, fora de estrada, por exemplo, é muito fácil manter o controlo e nas zonas mais complicadas a GS quase que faz tudo por nós…
A nova BMW R 1250 GS chega ao mercado em Novembro, com o preço a começar nos 17 746 €.