Primeiros socorros para motociclistas

A Federação de Motociclismo de Portugal promove um 'curso' de primeiros socorros para motociclistas.

O que fazer quando nos deparamos com um cenário de emergência médica em caso de acidente ou mesmo doença súbita? Que acções e técnicas podemos utilizar de imediato e que podem mesmo fazer a diferença no salvar de uma vida humana? Que informações podemos prestar quando pedido auxílio para que as equipas de socorro cheguem rapidamente ao local? Todos temos a resposta e a solução? Certamente que não.

Assim, no próximo dia 29 de Junho, Sábado, a sede da FMP vai acolher este evento com a duração total de cerca de 8 horas didáticas (teóricas e práticas) seguidas de mesas de trabalho para exercícios e esclarecimentos ou dúvidas. No decorrer da acção serão abordados diversos temas como a prevenção primária (utilização de equipamentos de protecção), o que fazer em caso de acidente de acordo com o estado de consciência da vitima (consciente ou inconsciente), que acções realizar face a feridas, fracturas ou mesmo queimaduras serão temas abordados durante esta inédita acção pela primeira vez realizada pela Comissão Médica da Federação de Motociclismo de Portugal, cujos membros são igualmente parte activa na Comissão da FIM e com vasta experiência nesta matéria tão sensível e muitas vezes esquecida.

Para a certificação pedagógica o evento conta com a parceria da APIS – Associação Portuguesa de Instrutores de Socorrismo, a organização mais antiga e de prestigio reconhecido na área do socorro e gestos de urgência que adaptou e harmonizou os conteúdos pedagógicos para este tipo de público alvo, conferindo no final certificado de presença.

Como se prevê grande afluência e os lugares são limitados a 30 (capacidade do auditório da FMP ) as respostas serão atendidas por ordem de inscrição na FMP, sendo o preço da inscrição de 30 euros, com direito a entrega de manual/guia e kit de primeiros socorros para motociclistas. A organização providenciará um preço preferencial de almoço (a cargo do participante)  a quem pretender alimentar-se nas imediações da sede, local que será anunciado no decorrer da acção.