Qualificação do GP da Áustria: Oliveira em 11.º, pole de Viñales

Sem chuva, Miguel Oliveira conseguiu avançar directo para a Q2 do GP da Áustria ao terminar os treinos livres em sétimo. Maverick Viñales conquistou a sua primeira pole do ano.

Miguel Oliveira vai arrancar arrancar da quarta linha da grelha de partida para o GP da Áustria, depois de ter qualificado em 11.º. O piloto português da Red Bull KTM Tech3 conseguiu pela primeira vez avançar directamente dos treinos livres para a segunda qualificação. Nos treinos livres obteve o sétimo melhor tempo, voltando a melhorar na terceira sessão de treinos livres, a apenas 0.315 s do melhor tempo, conseguido por Pol Espargaró.

«Foi uma qualificação dura, toda a gente estava muito próxima», disse Oliveira depois da Q2. «Já não foi fácil fazer um bom tempo na quarta sessão de treinos livres, as sensações não eram perfeitas. Conseguimos fazer algumas alterações na moto, mas não o suficiente para me fazer um pouco mais rápido. A escolha do pneu é o grande ponto de interrogação para nós, mas de qualquer modo estou positivo para a corrida. O nosso ritmo é bom e será interessante. Espero conseguir uma boa partida, ficar longe de sarilhos nas primeiras voltas e fazer uma boa corrida».

Desta vez Miguel Oliveira pôde assistir à Q1 pela televisão na box, pois passou directo à Q2

Pole para Viñales no GP da Áustria

Na primeira linha da grelha vão estar Maverick Viñales, Jack Miller e Fabio Quartararo. Esta é a primeira pole da temporada para o piloto da Yamaha, que esteve pela última vez na primeira posição da grelha de partida no GP da Austrália do ano passado.

«Estou realmente contente, porque o meu objectivo hoje era ficar na primeira linha da grelha, mas de repente tive sensações incríveis em cima da moto, também na FP4», disse o espanhol da Monster Energy Yamaha. «Melhorámos bastante desde esta manhã. A equipa fez uma grande trabalho na noite passada, por isso precisamos de entender qual será a melhor opção para a corrida de amanhã. De qualquer modo, a moto está fantástica, muito diferente de Brno. Por isso estou muito feliz e entusiasmado. Sabemos que numa volta conseguimos ser muito rápidos».

Moto2 e Moto3

Em Moto2 Remy Gardner conseguiu a sua primeira pole do ano e a segunda da carreira, depois da do GP da Holanda do ano passado.

O australiano explicou que trabalhou na pré-temporada muito para mudar a sua mentalidade para este ano, para cair menos vezes e terminar mais corridas; parece estar a resultar, tendo terminado as quatro corridas realizadas, ocupando o 10.º lugar do campeonato.

Jorge Martin e Marcel Schrotter – que teve que passar pela Q1 – completam a primeira linha da grelha. Ene Bastianini, líder do campeonato, qualificou em quarto e vai arrancar da segunda linha.

Raul Fernandez conseguiu a sua segunda pole position consecutiva em Moto3. O piloto espanhol da Red Bull KTM Ajo bateu Albert Arenas nos últimos momentos da qualificação, relegando o líder do campeonato para o segundo lugar. John McPhee igualou a sua melhor qualificação do ano, obtida no GP de Espanha, ao qualificar em terceiro.

Todos os resultados aqui.