Qualificação do GP da Estíria: Espargaró na ‘Pol’ position, Oliveira na terceira linha

Miguel Oliveira qualificou em oitavo e vai sair da terceira linha da grelha. Pol Espargaró conseguiu a sua primeira pole em MotoGP, que foi também a primeira da KTM.

Pol Espargaró conseguiu um resultado histórico na qualificação para o GP da Estíria, para si e para a KTM. O piloto espanhol conseguiu a sua primeira pole position, que é também a primeira da marca austríaca em em MotoGP. E ainda por cima no circuito de casa.

«Inacreditável. Estou realmente agradado. Não imaginava que podíamos chegar à pole position e eu estava a lutar por um lugar na primeira ou na segunda linha da grelha», disse o piloto da KTM. «Tivemos alguma dificuldade em fazer uma volta muito rápida; faltava uma última décima e cometi pequenos erros. Eu sabia que podia fzer uma volta ok senão pisasse as zonas verdes!»

Takaaki Nakagami conseguiu a sua melhor qualificação até agora em MotoGP, ao obter a segunda posição, e Johann Zarco conseguiu o terceiro lugar de qualificação. Porém, o piloto francês foi punido pelo acidente com Franco Morbidelli, sendo forçado a arrancar do pit lane para a corrida. Assim, será Joan Mir a fechar a terceira linha da grelha, depois de qualificar em quarto.

Oliveira na terceira linha

Miguel Oliveira voltou a entrar directo na segunda qualificação, ao terminar os treinos livres em sétimo, a apenas 0,269 s de Joan Mir, que foi o mais rápido.

Na qualificação Miguel Oliveira terminou em oitavo, a 0.217 s da pole de Pol Espargaró. Com a penalização de Johann Zarco, Oliveira sairá do sétimo lugar da grelha, mas mantendo-se na terceira linha.

«Fizemos uma muito boa terceira sessão de treinos livres e também uma super-boa quarta sessão, com um forte ritmo de corrida. Fui para a qualificação sentindo-me pronto e fiz o meu melhor. Não foi o suficiente para uma das duas primeiras linhas, que era o nosso objectivo», disse Oliveira. «De qualquer modo, é bom arrancar da terceira linha, melhor do que no fim-de-semana passado, e acho que estamos preparados para a corrida amanhã».

Moto2 e Moto3

Em Moto2, Aron Canet conseguiu a sua primeira pole position em Moto2, depois de ter sido nono nos treinos livres. O piloto espanhol é neste momento o melhor rookie da categoria, ocupando o sexto lugar na tabela do campeonato. Marco Bezzecchi obteve o segundo melhor tempo, e Sam Lowes vai fechar a primeira linha da grelha. Luca Marini, o líder do campeonato, qualificou na sétima posição.

Em Moto3 a segunda qualificação sofreu um atraso de 25 minutos, porque na Q1 Jaume Masia deixou um rasto de óleo na pista quando regressou à box. Foi acusado de pilotagem irresponsável por isso, e o Colégio de Comissários suspendeu-o da segunda sessão, apesar de ter sido o mais rápido na primeira.

Depois de limpa a pista, foi Gabriel Rodrigo quem conseguiu a sua primeira pole position da temporada; Raul Fernandez e Tatsuki Suzuki garantiram também um lugar na primeira linha da grelha de partida, terminando nas posições seguintes.

Albert Arenas, o líder do campeonato alcançou a sua pior qualificação da temporada e fecha a terceira linha da grelha, saindo da nona posição.Todos os resultado das qualificações aqui.