Quartararo venceu GP da Catalunha, Oliveira caiu

Fabio Quartararo regressou às vitorias na Catalunha e comanda o campeonato. Miguel Oliveira caiu e não terminou a corrida.

Fabio Quartararo foi o vencedor do GP da Catalunha, regressando ao comando do campeonato. O piloto francês assumiu o comando depois de ultrapassar Franco Morbidelli, que liderou as voltas iniciais. Foi o regresso do piloto da Petronas Yamaha SRT às vitórias depois de ter estado fora do pódio desde as corridas de Jerez.

«Fiz uma grande partida, depois estive em quarto e quando o Jack Miller cometeu um erro vi que era altura de passar. Quando cheguei à frente o nosso ritmo era muito rápido, demasiado rápido para manter os pneus até ao final. No final eu estava 3 segundos mais lento, mas não porque estava em controlo, estava a puxar o máximo, mas infelizmente é difícil de perceber porque eles os dois [Joan Mir e Alex Rins] estavam mais rápidos do que eu no final da corrida. Era muito importante fazer a primeira parte da corrida nas melhores condições, por isso estamos contentes com o trabalho que fizemos hoje, porque sofremos nas cinco corridas anteriores, mas agora estamos de regresso ao pódio», disse Quartararo.

Dovi no chão

Andrea Dovizioso chegou à Catalunha como líder do campeonato, mas o italiano ficou logo na segunda curva. Joan Zarcou reagiu a uma escorregadela de Danilo Petrucci à sua frente, caiu e levou Dovizioso consigo.

Depois de passar Franco Morbidelli Valentino Rossi rodou um par de voltas em segundo, mas acabou por cair, também na curva dois. Esta foi a 350.ª corrida de MotoGP para o veterano italiano, mas ainda não foi desta que conseguiu o seu 200.º pódio na categoria rainha.

Mais uma vez na fase final da corrida as Suzuki eram as mais rápidas, e Joan Mir e Alex Rins conseguiram passar por Jack Miller e Franco Morbidelli para terminaram ambos no pódio. Desde 2007 que não havia duas Suzuki no pódio, quando Chris Vermeulen foi segundo e John Hopkins terceiro no GP de São Marino desse ano, atrás de Casey Stoner.

Queda de Oliveira

Miguel Oliveira arrancou do 12.º lugar e ficou num grupo, em luta com Francesco Bagnaia, Brad Binder, e Takaaki Nakagami, pelo sexto lugar. O piloto português acabou por cair na curva 2 na 19.ª volta.

«É triste terminar a corrida assim. Tivemos condições desafiantes e esperava ser competitivo, e para isso precisava do pneu médio à frente. A temperatura hoje estava baixa, por isso bastou apenas uma volta sem estar atrás de ninguém para o pneu arrefecer e quando entrei na esquerda, não havia maneira de impedir a queda», explicou Miguel Oliveira, referindo-se a uma das maiores dificuldades do fim-de-semana para quase todos os pilotos, que tinham dificuldade em manter a temperatura, especialmente do lado esquerdo do pneu. Isso já tinha originado muitas quedas nos treinos.

«É uma pena, porque mesmo que eu fosse mais lento, era pior, por isso as condições estavam difíceis para usar o médio dianteiro, mas tivemos que o escolher para tentar ser um pouco competitivos. Isto é competição. Espero que possamos regressar à frente em Le Mans, a corrida de casa da equipa. Quero fazer um bom resultado, também para o campeonato, por isso tentarei estar lá outra vez», concluiu o piloto português.

Fabio Quartararo passou de novo para a liderança do campeonato e com o seu terceiro pódio consecutivo, Joan Mir é agora segundo. Andrea Dovizioso desceu de primeiro para quarto, e Miguel Oliveira é nono, a 49 pontos do líder.

Moto2 e Moto3

Em Moto2 Luca Marini esteve imparável e só perto do final perdeu a liderança para Sam Lowes. Mas isso durou poucas voltas. O italiano regressou ao comando e um erro de Sam Lowes nas últimas afastou irremediavelmente o britânico da luta pela vitória. Enea Bastianini nunca esteve em condições de lutar pelo pódio e terminou em sexto e Marco Bezzecchi foi sétimo.

Foi a terceira vitória da temporada de Marini que, graças à vitória e aos maus resultados dos rivais mais directos, aumentou a sua vantagem no campeonato. Fabio Di Giannantonio completou o pódio, o seu primeiro do ano.

O campeonato de Moto3 sofreu uma reviravolta: John McPhee, terceiro no campeonato, caiu à sexta volta e levou o líder do campeonato, Albert Arenas, com ele.

Depois de Tony Arbolino, Dennis Foggia, e Jaume Masia terem passado pelo comando, foi Darren Binder quem se impôs no final. O piloto sul-africano de 22 anos de idade alcançou a sua primeira vitória no campeonato, e Arbolini e Foggia completaram o pódio. Ai Ogura, num fim-de-semana para esquecer, arrancou de 24.º oara terminar em 11.º, mas com Arenas e McPhee de fora, foi o suficiente para assumir o comando do campeonato.

Agora os pilotos têm um fim-de-semana de descanso, antes do GP de França, em Le Mans, a 11 de Outubro.

Todos os resultados aqui.