raceagainstCovid: Ducati angaria fundos para hospital de Bolonha

A Ducati iniciou uma campanha de angariação de fundos para ajudar um hospital de Bolonha a combater os efeitos da COVD-19 nos doentes afectados.

A Ducati lançou a campanha raceagainstCovid de angariação de fundos para o Hospital Hospital Policlínico de S. Orsola em Bolonha. E para dar o exemplo, a empresa de Borgo Panigale arrecadou logo 100 000 euros sem sair da fábrica. A administração deu o primeiro contributo, seguiram-se os funcionários e depois a empresa duplicou esse valor.

A campanha, denominada #raceagainstCovid pretende unir toda a comunidade Ducati, desde os Clubes oficiais Ducati aos concessionários, pilotos, fornecedores e parceiros, numa causa comum. O objectivo é conseguir financiar os programas de reabilitação que o Policlínico de S.Orsola de Bolonha desenvolveu para os pacientes em convalescença pós-Covid-19.

A Ducati apela ao contributo que pode ser feito através da página GoFundMe criada para o efeito, ou simplesmente fazendo uma transferência para a conta do hospital (IBAN IT68E0306902480100000300027) com a indicação ‘doação raceagainstCovid’.

O dinheiro angariado servirá para financiar instrumentos, pesquisa e staff no Policlínico de S. Orsola de Bologna dedicado ao cuidado exclusivo de paciente em convalescença pós-Covid-19.

Reabilitação das sequelas da doença

Quem sofreu e superou a Covid-19 muitas vezes fica com outros problemas, como explica Chiara Gibertoni, Diretora Geral do Policlínico de S. Orsola. «Mesmo naqueles que recuperam, o Covid-19 deixa muitas vezes sequelas significativas em órgãos e sistemas que atacou com a sua ação brutal. Pulmões, coração, sistema circulatório, rins e cérebro são os alvos preferidos do vírus. Ocorre diminuição nas funções pulmonares, cardíacas e renais, o risco de trombose permanece e podem também existir resíduos neurológicos. Para monitorizar estes pacientes, tratá-los e seguir a sua reabilitação, áreas multidisciplinares dedicadas foram elaboradas com cardiologistas, neurologistas, nefrologistas, pneumologistas, fisiatras e especialistas em doenças infecciosas.»

«Para estes pacientes, mesmo os complexos programas de reabilitação propostos requerem pessoal dedicado e equipamento específico; como, por exemplo, ferramentas de telemedicina para controlo remoto dos pacientes, robots para a reabilitação dos pacientes em casa, ultrassons, ecocardiogramas; electroestimuladores dos músculos respiratórios e instrumentos que meçam a sua força e os treinem, bicicletas de exercício ativas e passivas».

Ducati reage

A Ducati, sendo uma verdadeira instituição na sua terra, não quis deixar de dar o seu contributo numa altura difícil para o país. «Em face de uma tragédia como esta causada pelo vírus Covid-19, pode-se permanecer imóvel, paralisado pelo terror, ou reagir rapidamente e com precisão de um modo coordenado. Ajudar o sistema de saúde de todos os modos possíveis é um dever de cada cidadão e também das empresas, que são uma peça fundamental do tecido social», diz Claudio Domenicali, CEO da Ducati.

O gestor italiano acrescenta «A Ducati foi fundada em Bolonha noventa e quatro anos atrás, e está, por isso, indissociavelmente ligada a esta cidade. Estou certo de que os nossos pilotos, fãs e entusiastas de todo o Mundo se irão juntar a nós para dar à cidade e a todo o país um sinal de solidariedade, bem como os sinceros agradecimentos pelo esforço e dedicação que os médicos estão a fazer para combater esta nova e ainda não totalmente compreendida grave doença».