Raid da Ferraria marcado pela chuva

Dividida em dois dias de competição e ligando Abrantes ao Gavião a terceira prova do campeonato nacional TT 2018 levou mais de uma centena de equipas aos trilhos e pistas que integram também a mítica Baja de Portalegre.

Com três décadas de existência o Raid da Ferraria é uma das duas provas do calendário onde as categorias da Federação de Motociclismo de Portugal (motos, moto4 e SSV) competem em exclusivo e sem a companhia dos automóveis, tendo o clube organizador delineado para esta sua 31ª edição dois sectores selectivos, o primeiro com pouco menos de quatro dezenas de quilómetros realizado no Sábado e o derradeiro com 86 quilómetros a ser utilizado por duas vezes no derradeiro dia de prova.

Uma prova que ficou marcada pela chuva e condições de piso muito exigentes e que levaram a um acréscimo de dificuldade para todos os pilotos que marcaram presença, entre eles alguns em posição de destaque, como Roberto Borrego, que regressou à caravana dos Moto4, ou Ricardo Porém, o campeão nacional TT em automóvel que fez a sua estreia nas motos.

Nas duas rodas António Maio atacou a liderança do pelotão logo no primeiro sector selectivo, que ligou o Rossio ao Sul do Tejo ao Gavião, começando a construir uma vantagem que cimentou no arranque do segundo dia e geriu na segunda passagem pelos 86 quilómetros do sector selectivo que preencheu o segundo e decisivo dia de competição. A segunda posição ficou nas mãos de Luis Ferreira, o mais rápido no último sector selectivo para assegurar igualmente a vitória na classe TT3 na frente de Mário Patrão, o segundo no final do primeiro dia e líder inicial da classe.

Nos moto4 o regressado Roberto Borrego foi o vencedor depois de assumir a primeira posição logo no primeiro dia de prova. O campeão nacional, e vencedor das duas rondas anteriores, Arnaldo Martins, foi o segundo classificado na frente de Filipe Martins, o ocupante da posição mais baixa do pódio.

Nos SSV o primeiro líder foi o ex-campeão nacional João Dias, que aqui estreou novos argumentos para discutir as vitórias, mas no primeiro sector do segundo dia João Monteiro assumiu o comando, posição que ficou mais segura quando João Dias teve problemas no derradeiro troço e viu as possibilidades de regressar ás vitórias perderem-se numa correia de transmissão partida. Pedro Santinho Mendes foi o segundo no final da competição na frente de Pedro Carvalho.

Desta forma António Maio e João Monteiro mantiveram a invencibilidade no campeonato, reforçando igualmente a liderança na tabela classificativa do CNTT.