Rally Dakar 2022: Cornejo Vence e Rodrigues foi sexto

Na sétima etapa do Rally Dakar, foi Nacho Cornejo quem venceu, Joaquim Rodrigues foi sexto e Adrian Van Beveren lidera à geral

Depois do dia de descanso, a sétima etapa do Rally Dakar 2022 fez-se à estrada, para ligar Riyadh a Al Dawadimi, com 299 km de ligação e 402 km de especial.

E o dia começou logo com a notícia do abandono do piloto da GASGAS, Daniel Sanders, vencedor da etapa 6 e que hoje abria a pista. Sanders sofreu um acidente na ligação, tendo sido transportado para o hospital com suspeitas de uma fratura no braço esquerdo.

Assim, coube a Sam Sunderland a tarefa de abrir a pista na sétima etapa. Com Sanders fora da competição, era Toby Price que surgia como o piloto mais rápido no final do primeiro troço cronometrado, com mais de 10 segundos de vantagem sobre Kevin Benavides e Matthias Walkner em terceiro.

No segundo ponto de passagem, Joan Barreda conseguia recuperar três posições e instalava-se no terceiro posto, atrás de Price, que mantinha a liderança e de Benavides que era o segundo. Mas Dakar, é Dakar e tudo pode mudar de um segundo para o outro e ao quilómetro 121 era Nacho Cornejo que assumia as despesas da corrida, relegando Price para a segunda posição.

No quinto “Way Point” era o piloto da Honda, Ricky Brabec que surgia na liderança, com Walkner e Sunderland a perderem muito tempo, como resultado de andarem perdidos… o preço a pagar por abrir pista… Assim, era Brabec e Quintanilla que seguiam por esta altura na segunda e terceira posição, respetivamente. No sexto ponto de controlo, as posições já estavam totalmente diferentes e Nacho Cornejo acabaria por assumir a liderança da prova e que tentou manter até ao final da prova. E conseguiu mesmo ser o mais rápido no final da sétima etapa, com 44 segundos de vantagem sobre Benavides e quase três minutos para Barreda, o terceiro na etapa de hoje. Joaquim Rodrigues, acabou a etapa na sexta posição, Rui Gonçalves foi 16º, António Maio 30º, Mário Patrão 62º, Arcélio Couto 87º, Alexandre Azinhais 89º, Pedro Bianchi Prata 112º e Paulo Oliveira 114º.

Com os resultados da etapa de hoje, a classificação geral também sofreu grandes alterações, com a Yamaha a assumir a liderança através de Adrien Van Beveren, seguido de Matthias Walkner e Kevin Benavides, que fecha o pódio.