Rally Dakar: Danilo Petrucci vai fazer ‘travessia no deserto’

O novo projecto do piloto italiano já era conhecido. A KTM agora confirma e torna oficial: Danilo Petrucci vai mesmo correr no Rally Dakar 2022 pela marca austríaca.

Depois de mais de dez ano dedicado aos Mundiais de Velocidade, e depois de se ficar a saber que Danilo Petrucci não continuar com a Red Bull KTM Tech3 na próxima temporada, o italiano decidiu ir fazer uma ‘travessia no deserto’. Mas não será uma qualquer – é mesmo participar no expoente máximo mundial das provas de todo-o-terreno: o Rally Dakar. Este que arranca já no próximo dia 1 de janeiro, na Arábia Saudita.

Danilo Petrucci, de 31 anos, foi assim confirmado como piloto oficial da KTM e vai ter como companheiros de equipa os experientes Matthias Walkner, Toby Price e Kevin Benavides – pilotos que poderão dar uma grande ajuda nesta nova etapa do italiano.

Para o ainda piloto de MotoGP, que tem a sua derradeira prova de MotoGP em Valência no próximo fim-de-semana, as próximas semanas serão de intensa preparação e o objectivo é só um: terminar os 8.000 quilómetros que separam a partida da chegada da prova.

“Para mim, é realmente um sonho que se tornou realidade correr no Dakar. É um evento que sempre quis fazer desde criança quando assistia aos vídeos do Rally Dakar dos anos 80 e 90. Agora, graças à KTM, este sonho está a tornar-se realidade,” referiu Danilo Petrucci.

“Gostaria de agradecer à KTM por esta grande oportunidade. Acho que serei o único piloto que num espaço de um pouco mais de um mês sai do MotoGP para competir no Rally Dakar, por isso é um grande orgulho. O meu principal objectivo é terminar a corrida e divertir-se. A primeira abordagem foi treinar com um roadbook com o Jordi (Jordi Viladoms é director desportivo da KTM). Ele competiu muitas vezes e terminou no pódio, então tem sido excelente aprender esta arte muito especial. Tive o meu primeiro contacto com a KTM 450 RALLY recentemente num teste nas dunas de Dubai, onde estive com os outros pilotos oficias e pude aprender muito com eles. Foi ótimo vê-los voar, e eles foram muito gentis comigo. Espero que o treino que vou fazer no próximo mês seja suficiente. Será uma corrida dura com certeza, mas estou animado”, disse Petrucci que sairá de sua KTM RC16 em meados de novembro para escassos 45 dias depois competir numa KTM Rally 450.