InícioDesportoRazgatlioglu triunfa no Estoril: vitória electrizante na primeira corrida da Ronda de...

Razgatlioglu triunfa no Estoril: vitória electrizante na primeira corrida da Ronda de Portugal do WSBK 2025

Toprak Razgatlioglu domina a primeira corrida no Estoril, depois de conquistar a pole com novo recorde da pista e vence com autoridade no WorldSBK Portugal 2025.

-

A Race 1 do WorldSBK no Autódromo Estoril, ficou marcada pela exibição dominante de Toprak Razgatlioglu. O piloto da BMW partiu da pole position, estabelecendo novo recorde da pista, e venceu com autoridade, resistindo ao ataque de Nicolo Bulega.

Pole recorde e liderança desde o início

Durante a manhã, Razgatlioglu já tinha batido o recorde da pista por três vezes — primeiro na FP3 e depois na Superpole. A sua melhor volta em 1:34,203 garantiu-lhe a pole por mais de três décimos sobre Bulega.

Na Superpole, Bulega foi o único piloto além de Razgatlioglu a rodar no segundo 1:34, assegurando a segunda posição da grelha.

- PUBLICIDADE -

Drama na grelha: baixas por lesão e abandono

Nem tudo correu bem para todos os pilotos, Danilo Petrucci ficou fora da corrida devido a uma lesão na mão; Sam Lowes foi forçado a abandonar no fim de semana por contusão torácica e Michael Ruben Rinaldi ficou impedido de competir por gastroenterite, embora exista possibilidade de poder competir amanhã.

Rinaldi tinha-se qualificado na 19.ª posição, à frente dos wildcards Tetsuta Nagashima, Bobby Fong e do substituto Ivo Lopes, que subiram todos uma posição na grelha.

Vitória firme e pódio consolidador

No desenrolar da Race 1, já depois do reinício da mesma uma vez que na primeira passagem na curva 1 do Estoril houve um acidente coletivo entre Nagashima, Sofuoglu, Bassani e van der Mark, que levou a ser mostrada a bandeira vermelha. Razgatlioglu saiu mal na segunda partida, mas foi do em quinto lugar que manteve um ritmo inabalável, ultrapassou as duas Yamaha Maxus Pata de Rea e Locatelli e depois as duas Ducati oficiais (Bautista tinha feito o holeshot), tudo isto em três voltas, e controlou a restante corrida garantindo a vigésima vitória da temporada.

SBK Estoril 2025

Nicolo Bulega venceu a intensa luta pela segunda posição, terminando a cerca de 1,948 segundos do vencedor. Álvaro Bautista fechou o pódio em terceiro lugar, a 14,729 s de Razgatlioglu. Na classificação final, as primeiras dez posições foram completadas por Locatelli, Lowes, Rea, Vierge, Iannone, Gardner e Gerloff. Ivo Lopes terminou a corrida na 18ª e última posição, em mais um fim de semana a pilotar no WSBK.

Impacto no Campeonato e próximos desafios

Esta vitória no Estoril reforça a campanha de Razgatlioglu no Campeonato Mundial de Superbike 2025, enquanto Bulega mantém a pressão. O desempenho de Bautista também demonstra que a Ducati continua forte na luta pelos pódios.

- PUBLICIDADE -

A ronda portuguesa continua amanhã, com a Superpole Race às 11:00h e a Race 2 às 14:00h, a temporada 2025 aproxima-se do seu clímax, e cada ponto conta para definir o novo campeão mundial.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -