Red Bull Imagination: dar largas à imaginação

Numa pista de sete hectares idealizada por Tyler Bereman os pilotos de freestyle deram largas à sua imaginação no primeiro Red Bull Imagination.

O que acontece quando um piloto de freestyle dá asas à imaginação? Seguramente algo que tem tanto de louco como de espectacular. E assim nasceu o Red Bull Imagination.

Tyler Bereman, oito vezes medalhado dos X Games idealizou uma pista e Jason Baker, da Dream Traxx, tornou-a realidade.

Num terreno com sete hectares várias máquinas trabalharam ao longo de 19 dias, deslocando mais de 38 000 m3 de terra; o resultado foram saltos feitos ‘à medida’, atirando os pilotos a 16 metros de altura.

Esta pista tão especial foi desenhada em Fort Scott, Kansas, e serviu de palco para o confronto entre alguns dos melhores freestylers da actualidade podem ter inaugurado uma nova variante da modalidade. Na competição cada participante tinha dois períodos de cinco minutos para mostrar a sua arte. Os juizes foram escolhidos a dedo: Ronnie Renner, Jeremy ‘Twitch’ Stenberg, Robbie Maddison e Steve Haughelstine. Do alto da torre com vista para todo o complexo, assistiram às manobras e classificaram os pilotos segundo vários critérios: criatividade, capacidade técnica e a adaptação aos diversos obstáculos para realçar o estilo pessoal.

No final, foi o ‘pai’ do evento, Tyler Bereman, quem venceu, e estava satisfeito com o seu trabalho: «Toda a gente diz que foi o sitio mais divertido onde já pilotaram, por isso é um bom local para começar. Podemos avançar a partir daqui e mostrar o que fazemos e porque o fazemos. Estou para ver onde é que isto nos leva».

Resultado da primeira edição do Red Bull Imagination

1. Tyler Bereman 97.0
2. Colby Raha 96.0
3. Cole Seely 90.5
4. Ryan Sipes 85.0