Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés

A 3.ª campanha de sensibilização 'Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés' promovida pela FMP está em curso com a entrega de 1090 árvores autóctones.

Os motociclistas cumprem promessa e entregam até sexta-feira 1090 árvores autóctones para plantar em Portugal de Lés-a-Lés. Esta é última etapa da 3.ª Campanha de Sensibilização Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés, tendo começado ontem, dia 26 e decorrendo até sexta-feira.

Esta 3ª campanha conta com a participação de escolas de Vila Pouca de Aguiar, Pampilhosa da Serra, Coruche e Faro. Ou seja, é a materialização do compromisso assumido por todos os motociclistas na defesa da floresta nacional. Trata-se de uma iniciativa liderada pela Federação de Motociclismo de Portugal para preparar o futuro, alertando para a importância da plantação de árvores autóctones, geradoras de maior proteção da floresta, nomeadamente pela maior resistência à propagação de fogos, como do meio-ambiente, ajudando na preservação da fauna local e na defesa dos cursos de água.

‘Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés’ é uma acção que começou em paralelo com o 5.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, passeio mototurístico que ligou Vila Pouca de Aguiar a Faro ao longo de cerca de 1000 quilómetros percorridos maioritariamente em todo-o-terreno, e que, agora, com o patrocínio da Agência Abreu e o entusiasta apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, vai levar carvalhos-roble, pinheiros-manso, sobreiros e nogueiras-preta aos alunos, professores e funcionários das escolas do ensino básico dos 4 concelhos. Portanto, esta é uma iniciativa de sensibilização para alertar e incentivar as populações e sobretudo os mais jovens, a plantarem as espécies nativas das várias regiões. Começará amanhã em Vila Pouca de Aguiar, com a entrega, durante a tarde, de 400 carvalhos pelas escolas na sede de concelho. Mas também em Pedras Salgadas e Jales.

Périplo de norte a sul

Em curso está uma maratona que procura atravessar o País em 72 horas. Ou seja, hoje, dia 27, o destino é Pampilhosa da Serra. Aqui haverá distribuição de 130 árvores, entre sobreiros e nogueiras-preta em Dornelas do Zêzere (Escola Básica D. Eurico Dias Nogueira, às 11 horas). Na Pampilhosa o destino é a Escola Básica Escalada (14 h).

Faro, no dia 28, e Coruche, no dia 29, completam a lista de locais onde os elementos da Federação de Motociclismo de Portugal levarão sementes de esperança para uma floresta sustentável. Serão 440 sobreiros e 60 pinheiros-manso a entregar aos alunos do Agrupamento Escolar de Montenegro. Bem como de Marchil, Patacão e Ilha do Ancão, no concelho farense. A finalizar, a acção termina em Coruche, na Escola Básica da Erra (10 h). Aqui serão oferecidos os últimos 60 pinheiros-manso para serem plantados nos quintais, jardins e terrenos de alunos, professores e funcionários das escolas.

Outros artigos:

Crianças preparam floresta do futuro

Datas para os dois Lés-a-Lés 2020