Reguengos de Monsaraz acolhe Nacional de TT

Território de excelência para a prática do TT o Alentejo recebe este fim‑de‑semana a segunda prova do calendário desportivo no seu território. Depois da Ferraria agora cabe a vez a Reguengos de Monsaraz para a recepção aos pilotos das três categorias que incluídas na competição e que irão certamente levar muita animação à região.


Organizada pela secção de Motorismo da Sociedade Artistica Reguenguense a prova realiza-se entre os dias 25 e 27 (Sexta-feira a Domingo) e compreende um total de 250 quilómetros, incluindo as ligações, divididos por um prólogo, a disputar no dia 26 (sábado) durante a manhã, com percurso de cerca de 8 quilómetros e por dois sectores selectivos; o primeiro com cerca de 76 quilómetros a disputar no dia 26 (sábado) à tarde e o segundo com cerca de 140 quilómetros a realizar no Domingo, dia 27.

Com António Maio invicto na liderança no campeonato nas motos, tal como João Monteiro nos SSV, apenas nos moto 4 o líder do campeonato não venceu em todas as rondas, mas a vantagem de Arnaldo Martins é também ela confortável face aos adversários. O anunciado regresso de Sebastian Bühler ao campeonato – foi ele o vencedor desta prova em 2017 – poderá animar a luta pela primeira posição face a um António Maio que tem gerido da melhor forma os seus esforços desde o arranque da época.

 

Nos Moto4 Arnaldo Martins deverá igualmente gerir a corrida da melhor forma, com João Monteiro a tentar a quarta vitória consecutiva num campeonato onde tem aniquilado a concorrência com corridas de recuperação e ataque total aos comandos do seu competitivo Can Am, marca que tem igualmente se destacado na frente do pelotão da mais popular categoria do TT português.

Nos SSV apenas Ricardo Carvalho no novo Yamaha Turbo aparenta ter capacidade para fazer frente à fortíssima armada Can-Am onde se destacam para além do líder João Monteiro os nomes de Pedro Santinho Mendes, Marco Silva, Pedro Carvalho, João Dias, Henrique Nogueira, Luís Portela de Morais para além dos consagrados Ruben Faria, Pedro Grancha e Vitor Santos. Na Classe SSV TT2 o favoritismo vai por inteiro para Mário Franco em Yamaha vencedor das três corridas já disputadas.

Duas interessantes novidades para esta corrida são a presença do espanhol Gerard Farrés, 3º no Dakar 2017 em Moto e de Paulo Romão que venceu a primeira edição desta prova alentejana. Ambas vão competir em Can-Am.

De salientar que nos SSV, a Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal é ainda pontuável para o Troféu Can-Am Maverick, Taça Yamaha YXZ 1000R e Troféu Polaris RZR

A Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal arranca desportivamente no sábado com um prólogo de 8,28 km cronometrados. Ainda no sábado os concorrentes vão disputar um troço de 80,80 quilómetros. No dia seguinte a prova encerra com a realização de uma especial de 142 quilómetros.

HORÁRIO

Sexta-feira 25 de Maio

1ª SECÇÃO – 1ª ETAPA
21h30 – Saída do Parque de Partida do 1º concorrente Moto para a Cerimónia de Partida (Todos os participantes e respetivas viaturas passam pelo Palanque de Partida instalado na Praça da Liberdade e dirigem-se depois para o Parque Fechado instalado no Parque de Feiras).

Sábado 26 de Maio

2ª SECÇÃO – 1ª ETAPA
07h55 – Partida do 1º Concorrente Moto do Parque Fechado para o Prólogo
08h30 – Início do Prólogo para o 1º concorrente Moto

3ª Secção – 1ª Etapa
12h20 – Saída do 1º concorrente Moto do Parque Fechado para o 1º Sector Selectivo
13h00 – Início do 1º Sector Selectivo para o 1º concorrente Moto
14h15 – Chegada do 1º concorrente Moto ao Parque Fechado no Parque de Feiras e Exposições.

Domingo 27 de Maio

2ª ETAPA
07h30 – Saída do 1º concorrente Moto do Parque Fechado
07h45 – Início do 2º Sector Selectivo para o 1º concorrente Moto
10h00 – Chegada do 1º concorrente Moto e festa final no palanque de chegada instalado na Praça da Liberdade.
11h00 – Cerimónia de pódio na Praça da Liberdade
16h00 – Cerimónia de entrega de prémios na Praça da Liberdade (junto à Câmara Municipal).