Reportagem Cross Country Academy – Santarém

O mercado das trail está na mó de cima, e são cada vez mais aqueles que se aventuram em longas viagens ou apenas curtos passeios fora do asfalto. Rodar fora de estrada tem outras exigências, e por isso surgiu a Cross Country Academy, que pretende dar cursos de condução – e não só - a quem pretende usar a sua trail por maus caminhos em percursos fora de estrada.

Texto Vitor Martins • Fotos Bruno Ribeiro

Para lá do Alcatrão

As motos trail têm vindo a ganhar crescente popularidade nos últimos anos, pelas mais variadas razões. Uma delas é a polivalência, e tanto podem ser usadas para o dia-a- -dia, como para as viagens, sejam curtas escapadinhas de fim-de-semana, sejam viagens ‘cá dentro’ sejam mais longas viagens transnacionais. E com este tipo de moto, as viagens podem tornar-se mais aventureiras, permitindo deixar as estradas pavimentadas e partir à descoberta dos locais mais recônditos e isolados. Enquanto o estradão de terra tem o piso mais ou menos regular, é fácil continuar a progredir. E quando se transforma em caminho de cabras? Pedras, lama, buracos ou até cursos de água tornam-se obstáculos que não têm que ser necessariamente intransponíveis. Aqueles que têm no seu ‘currículo’ as motos de enduro têm mais facilidade em lidar com com essas situações, mas quem rodou toda a sua vida apenas na estrada, ou aqueles que estão agora a dar os primeiros passos nas duas rodas com motor, não estão tão à-vontade para enfrentar essas dificuldades acrescidas.

Foi a pensar nisso que foi criada a Cross Country Academy, que idealizou cursos de diversos níveis destinados a esses utilizadores das motos trail; não só para os inexperientes, mas também para aqueles que, tendo já alguma experiência, querem aperfeiçoar a sua condução fora de estrada. Este projecto da Longitude 009 não pretende formar pilotos de todo-o-terreno, mas sim dar os meios ao comum motociclista para poder desfrutar da sua moto trail, sem stressar com o percurso nem temer o confronto com uma subida mais íngreme e resvaladiça.

A Cross Country Academy opera numa quinta nos arredores de Santarém onde, para além dos estradões existentes, foi construída uma pista numa encosta, onde desenrolam alguns dos exercícios em andamento. Sim, porque antes de se começar a rodar, as aulas começam com a moto parada. Primeiro que tudo é necessário ter todos os comandos bem ajustados para conduzir de pé – pedal de travão, selector das mudanças, guiador e manetes, de modo a ter maior controlo sobre a moto em terreno acidentado; depois seguem-se exercícios a baixa velocidade para trabalhar no equilíbrio e no controlo da moto, num percursos delineados por pinos e onde os participantes aprendem a deslocar o corpo em cima da moto.

Aprendem também como levantar a sua moto do chão quando estão sozinhos, sem poder contar com ajuda. E quando temos que parar a moto numa subida íngreme e é impossível voltar a arrancar por falta de tracção? É preciso dar a volta e voltar a descer, e há truques muito úteis para fazer isto, e muito mais.

Os cursos têm duração de dois dias, e a primeira edição realizou-se nos dias 8-9 do passado mês de Fevereiro; a seguinte está prevista para os próximos dias 21 e 22 de Novembro. As informações sobre os cursos da Cross Country Academy podem ser consultadas em www.longitude009.pt ou pelo correio electrónico eventos@longitude009.pt.