Reportagem KTM Motohall

Inaugurado no passado mês de Maio de 2019 em pleno centro de Matthigofen, o KTM Motohall não é apenas o museu da casa austríaca.

TEXTO E FOTOS: RUI BELMONTE

Anterior
Seguinte

Interactivo

Em algumas zonas do percurso ao longo do Motohall, a interactividade leva os visitantes a descobrir de uma forma real aquilo que é hoje a KTM. Poder afi nar a suspensão traseira e dianteira da nossa moto e descobrir de imediato através de um gráfi co animado como esta irá reagir e se irá mesmo conseguir ser mais efi caz que a solução da ‘inteligência artifi cial’. Podemos igualmente comparar no ‘braço’ a resistência de diversas molas de um amortecedor traseiro de acordo com as suas especifi cações, descobrir num mapa interactivo como cresceu a KTM em Matthigoff en ao longo da sua história, perceber que foi no fora-de-estrada que a marca se iniciou, pois os primeiros modelos da marca surgiram em 1957 e eram destinados à estrada, e a primeira moto de competição era mesmo uma moto de estrada, a KTM Apfelbeck, surgida nesse mesmo ano da mente de Ludwig Apfelbeck, que depois de ter passado pela BMW, Horex e Maico, trouxe toda a sua experiência para a KTM onde criou a moto com o seu nome, equipada com um motor a 4-Tempos e 125cc de capacidade.

No Motohall está a única unidade existente em todo o mundo, tudo isto ao mesmo tempo que a KTM lançava a Mecky 50, a ‘scooter’ criada na integra em Matthigofen e com motor igualmente KTM, a primeira de todas com motor KTM, neste caso um 50cc a dois-tempos. que sensores e componentes são vitais em determinados momentos da nossa condução – travagem, aceleração, curva… – com uma Superduke, a moto mais avançada da marca. Experiências que são depois levadas a outro patamar numa sala na zona inferior do edifício, onde ao melhor estilo ‘live show’, um técnico da marca especializado em recuperação de modelos antigos, vai realizando os seus trabalhos de restauro perante o olhar de todos os que o desejem.

São várias as motos com muita história que estão ‘empilhadas’ nessa parede, mas na cave, mais de uma centena de outras aguarda a oportunidade para recuperar a glória perdida no pó e escuridão dos tempos que não voltam, mas podem ser recordados e invocados, pois é para isso mesmo que existe o Motohall.

Anterior
Seguinte