Reportagem Roadmiles 2020 (com vídeo)

A primeira machadada no vírus que nos “mói” a cabeça há quase um ano, no que a eventos motociclísticos diz respeito, foi dada pelo RoadMiles em junho de 2020, no dia de Portugal e na região Oeste. Revisitamos agora a reportagem desse evento.

Recuperamos aqui a última edição do Roadmiles, em junho de 2020, numa reportagem publicada na Motojornal nº 1485, com uma caravana reunida no Hotel Golf Mar Vimeiro para a partida daquele que foi o primeiro evento de mototurismo pós-confinamento do ano passado.

Este hotel serviu de base ao início e final da primeira edição do RM 2020 e oferece uma localização soberba, mesmo junto à praia, a brindar os presentes com uma vista paradisiaca. Um hotel de três estrelas, com o selo Clean&Safe do Turismo de Portugal a reconhecer o cumprimento das recomendações da DGS, também ajuda no cumprimento das normas a generosa dimensão de todos os espaços públicos (lobby, restaurante, salas de reunião), mas o que mais impressionou foi a dinâmica e a qualidade de serviço.

Excelentes profissionais muito bem coordenados! A Honda Motor Portugal constitui o apoio principal do RoadMiles em 2020 e a imagem da marca estava bem presente no evento, não só em material publicitário, mas também no crescente número de motos presentes, principalmente com o modelo Africa Twin. Outras marcas associaram-se ao RoadMiles, acreditando no seu potencial mediático, caso do Grupo Moita e da Friendly Solutions.

Desconfinar em grande estilo

O hotel e os apoios foram importantes, mas o que motivou a presença dos 65 participantes no Vimeiro foi mesmo andar (muito) de moto! Como habitualmente, a organização conjunta da Balgarpir e do R3 trouxe ao cardápio percursos de 300 e 500 milhas, que desta vez se esticaram um pouco para os 500 e 830 quilómetros. Longas distâncias para quem estava há tanto tempo com as motos recolhidas na garagem. Percursos disponíveis para roadbook e GPS, com percursos diferentes.

No dia 9 de Junho, terça-feira, a partir das 18 horas e até à meia-noite, receberam-se os participantes num check-in devidamente ‘confinado’, entregaram-se roadbooks e autocolantes, enviaram-se por e-mail os percursos GPS, e entregaram-se localizadores aos participantes.

Dia de Portugal, é dia de São Asfalto!

Dia 10 de Junho de 2020 foi o dia de percorrer as muitas centenas de quilómetros propostos, sempre em asfalto. Com saída bem cedo, aos primeiros raios de sol (a partir das 6h30), o trajecto proposto percorria a costa para Norte, circulando entre Peniche e o Baleal, bordejando a Lagoa de Óbidos, com visita obrigatória ao Sítio da Nazaré. Em São Pedro de Moel o percurso inflete para o interior, até Leiria, para depois rumar a Sul pela Batalha, Alcobaça e Rio Maior.

A seguir, as 500 milhas estendiam-se por Alcanena, Torres Novas, Tomar, Abrantes, Montargil, Couço, Almeirim, passando o Tejo para a margem Norte, na bela ponte Dona Amélia em Muge. Reencontrados os dois percursos (300 e 500 milhas) as “highlights” foram a encantadora serra de Sintra e a costa de Cascais até ao cabo da Roca, passando depois pela Ericeira e Azenhas do Mar antes de fechar o ‘loop’ no Hotel Golf Mar.

Os dias são compridos o que permitiu efetuar todos os percursos de dia, mas as 500 milhas foram mais uma vez ‘acusadas’ de constituírem uma brutalidade… É certo que a tendência de inscrições tende a ser maior para as 300 milhas, mas ainda houve cerca de vinte corajosos a baterem-se pelos 830 longuíssimos quilómetros.

Para os mais competitivos

O RoadMiles tem na génese o desafio de propor um jogo facultativo entre os participantes que consiste em analisar quem erra menos no percurso, respeita os limites de velocidade e stops indicados no roadbook ou ficheiro GPS. Assim disponibiliza-se um localizador a cada concorrente, e desta vez optou-se por colocar dois por moto, segundo a organização para uma garantia de redundância e precisão de dados. Os localizadores no RoadMiles não servem apenas para saber onde estão os participantes.

Ora a opção dos dois localizadores foi com certeza com a melhor das intenções, mas o facto é que falhou com algum estrondo, pela primeira vez no RoadMiles (esta foi a 5ª edição) não foi possível obter os resultados das 300 milhas, por terem utilizado um fornecedor diferente, que se revelou incapaz de processar cerca de um milhão e meio de pontos que deveriam ter sido alvo de análise. Números que não impressionam nos dias de hoje.

Nas 500 milhas, com os localizadores habituais da Anube, tudo correu como previsto, e sem grande surpresa a família Silva garantiu mais uma vez a melhor pontuação, com zero penalidades, por intermédio do Rafael Silva e a sua BMW.

Afonso Osório em Honda cumpriu o percurso sempre sozinho, foi o primeiro a chegar e conseguiu ter a segunda menor penalidade. Daniel Duque em BMW fechou o pódio. Na versão GPS venceu Alexandre Pereira do Vale em BMW secundado por Nuno Brandão em Honda.

O RoadMiles abriu, como se disse, as hostilidades em eventos motociclísticos nesta época pós-confinamento, e agora resta saber quando haverá novo evento. Esperemos então pelo anúncio da nova data e local, porque o pessoal quer andar de moto e o RoadMiles constituiu sempre um bom desafio e algumas boas surpresas nos percursos escolhidos, é importante manter a dinâmica!

Aqui fica um vídeo gravado e editado pela família Silva, o pai Filipe, e os irmãos Cláudio e Rafael Silva, este último o vencedor do Road Miles 2020, que finalizou sem qualquer penalização.

 

Galeria de imagens: