Repsol com lubrificantes para motos elétricas

A Repsol a avança com comercialização em Espanha da EV-FLUIDS, uma nova gama de lubrificantes exclusivos para carros e motos elétricas.

A Repsol lançou uma nova gama EV-FLUIDS para veículos e motos elétricas. Com esta iniciativa, a empresa multi-energética procura uma posição como player relevante na mobilidade elétrica e reforça o seu objetivo de ser uma empresa com zero emissões líquidas no ano 2050 e de satisfazer todas as necessidades energéticas dos seus clientes, em casa ou na estrada, através de uma oferta multi-energética.

Esta nova gama de produtos será desenvolvida na unidade que a Repsol possui no Complexo Industrial de Puertollano, em Espanha.

O projeto também contou com a participação do Repsol Technology Lab, um dos centros de investigação privados mais vanguardistas da Europa, que definiu as fórmulas mais idóneas para este tipo de aplicações de lubrificantes, como são o grau de viscosidade, compatibilidade com novos materiais e corretas propriedades elétricas.

A nova gama de produtos para veículos elétricos da Repsol é composta por cinco novas linhas de produto:

  • EV-FLUIDS Complex Synth Grease. Massa sintética de longa duração recomendada para a lubrificação de rolamentos, motores elétricos e outros componentes de veículos elétricos, com propriedades lubrificantes e de condutividade especialmente desenvolvidas para conseguir uma excelente proteção e um funcionamento ótimo.
  • EV-FLUIDS Battery Thermal Fluid. Fluído dielétrico biodegradável com excelente capacidade de eliminação de calor e alta resistência à oxidação, especialmente apto para a refrigeração direta (imersão) pelo contacto direto de componentes de veículos elétricos, como baterias, motores elétricos ou inversores que requerem um bom controlo da temperatura para otimizar o seu funcionamento.
  • EV-FLUIDS Coolant Antifreeze 50%. Fluído refrigerante com excelente capacidade de eliminação de calor e resistência à oxidação a altas temperaturas. Especialmente apto para a refrigeração indireta de componentes de veículos elétricos, como baterias, motores elétricos ou inversores que requerem um bom controlo da temperatura para otimizar o seu funcionamento.
  • EV-FLUIDS Drive ATF. Lubrificante de baixa viscosidade para transmissões automáticas de veículos elétricos, desenhado para proteger do desgaste e da corrosão a engrenagens e rolamentos, com estabilidade à oxidação melhorada e excelentes propriedades dielétricas.
  • EV-FLUIDS Brake Fluid DOT 5.1. Fluído desenvolvido para travões hidráulicos de veículos modernos equipados com sistemas de controlo e ajuda à condução, como ABS, ESP ou ADAS. É especialmente adequado para veículos elétricos e híbridos devido aos seus altos pontos de ebulição (seco e húmido), baixa viscosidade e menor condutividade. Cumpre com as especificações DOT 5.1, DOT 4LV, DOT 4 y DOT 3, pelo que tem uma amplia aplicabilidade.

A gama EV-FLUIDS estará disponível nos canais habituais de distribuição da Repsol em Espanha, distribuidores oficiais e locais especializados do país vizinho.

Não foi anunciada, no entanto, a data para a chegada e distribuição desta gama de lubrificantes em Portugal.