Repsol e Honda, 25 anos juntos no MotoGP

Fotografía Begoña Elices y Nomura. GP Jerez

A companhia de energia espanhola e o construtor japonês, estenderam a sua parceria até 2020, consolidando assim uma das relações mais duradouras no mundo da competição motorizada em duas rodas. A renovação deste contrato vai permitir, em 2019, celebrar 25 anos de parceria técnica entre as duas marcas.

Para a época de 2019, o actual campeão do mundo Marc Márquez irá partilhar a box com o seu novo companheiro de equipa Jorge Lorenzo. Entre os dois, venceram sete dos últimos oito títulos na classe rainha, com a excepção a ser feita por Casey Stoner, em 2011.

A colaboração entre a Repsol e a Honda teve início nos anos 90’, através do desenvolvimento de motores a 2T e combustível, tendo passado depois para o desafio dos 4T.

Mais de metade dos títulos ganhos na classe rainha a partir de 1995, foram para a equipa Repsol Honda. Para além disso, esta cooperação já valeu sete títulos de construtores, desde a criação desta distinção em 2001.
Com um recorde de 163 vitórias e 419 pódios em 500 cc e MotoGP foram conquistados graças a talentosos pilotos como Mick Doohan, Álex Crivillé, Valentino Rossi, Nicky Hayden, Casey Stoner, Dani Pedrosa e Marc Márquez.
2019 será por isso um ano de fortes comemorações por estes 25 anos de parceria entre a Repsol e a Honda, marcando também o 50º aniversário da Repsol enquanto patrocinador no desporto motorizado.