Resistência em Le Mans sem público

A jornada que abre o campeonato mundial de Resistência, as 24 horas de Le Mans, vai decorrer sem público. 

A 44ª edição das 24 Horas de Le Mans, a primeira jornada do Cameponato Mundial de Resistência, decorrerá de portas fechadas nos próximos dias 17 e 18 de Abril. Isso mesmo foi anunciado esta semana e justifica-se pelos condicionamentos derivados da crise sanitária vivida um pouco por tudo o mundo.

O organizador da corrida, o Automobile Club de l’Ouest, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e o promotor FIM EWC da Eurosport, tomaram esta decisão para garantir que todas as cinco corridas do calendário de 2021 sejam mantidas, sendo ainda uma medida de apoio e protecção das equipas que competem no Campeonato Mundial de Resistência FIM.

Para Pierre Fillon, Presidente do Automóvel Clube de l’Ouest, esta opção é frustrante apesar de necessária. “Lamentavelmente, teremos de organizar as 24 Horas de Le Mans à porta fechada pelo segundo ano consecutivo. Em primeiro lugar, sinto-me frustrado porque os fãs da prova voltarão a ficar de fora novamente. Apesar da ausência de espectadores, a corrida vai acontecer de modo a honrar as equipas e os seus patrocinadores. Esperamos sinceramente poder compartilhar esses grandes momentos juntos novamente em breve.” 

Já o português Jorge Viegas, Presidente da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) mostra-se mais conformado por entender esta questão de forma mais global: “Apesar de um segundo ano sem espectadores, tenho a certeza que a edição das 24 Horas de Le Mans 2021 vai ser de tirar o fôlego. Agradeço à ACO, à FFM e à Eurosport Events pelos esforços para oferecer mais uma vez um programa fantástico na TV e plataformas digitais para os muitos espectadores.”