Resistência regressa ao Estoril a 26 de Setembro

As 12 Horas do Estoril 2020 trazem a Portugal o Mundial de Resistência no próximo dia 26 de Setembro.

Pela terceira vez na sua história o mundial de resistência tem nas 13 curvas do Circuito do Estoril um dos seus palcos. Depois de 1987 e 2000 os 4182 metros de perímetro da pista às portas de Cascais serão o cenário decisivo para um campeonato que realizará aqui uma prova com 12 horas de duração.

Esta será a segunda vez que se realiza uma prova com 12 Horas em solo luso – a primeira foi em 2016 no Algarve – e a mais longa de sempre no Estoril pois em 1987 a prova teve 1000 quilómetros de duração e em 2000 foram oito as horas de duração da corrida, sendo que em ambas as ocasiões foi a formação da Suzuki Endurance Racing Team que venceu.

Após ter passado pelo Bol D’Or e Sepang na Malásia ainda antes da pandemia, o campeonato regressou após oito meses de paragem com as 24 Horas de Le Mans realizadas nos dias 29 e 30 de Agosto com vitória dos homens da FCC TSR Honda França que assim arrastaram para o Estoril a discussão pelo campeonato onde os primeiros são os recrutas da Suzuki Endurance Racing Team.

Para que tal aconteça a equipa franco-japonesa terá que conquistar os 67.5 pontos máximos em jogo (pole-position, 1º lugar após 8 horas e vitória na corrida), que por serem discutidos na derradeira corrida têm um ‘aumento’ de 150% ao abrigo do regulamento, o que permite aos homens da Suzuki adoptar uma estratégia totalmente distinta e ‘controlar’ aqueles que foram os dominadores das 24 Horas de Le Mans ao liderarem 752 das 816 voltas que foram realizadas.

O programa oficial da prova começará no dia 23 de Setembro com a realização dos primeiros treinos privados, seguindo-se nos dias 24 e 25 as sessões de treinos livres, cronometrados e qualificação, o mesmo se passando com o ‘warm-up’. A corrida será realizada no dia 26 de Setembro com arranque marcado para as 08h30 da manhã depois de um segundo ‘warm-up’. Às 20h30 será dada a bandeira de xadrêz para o final de corrida e do campeonato que terá o seu pódio final no Circuito do Estoril.

Com uma vasta cobertura mediática a prova terá transmissão televisiva no canal Eurosport chegando a mais de meia centena de países para atingir uma audiência a rondar os oito milhões de espectadores de acordo com os números registados no final de Agosto aquando das 24 Horas de Le Mans.

Veja aqui os horários:

Veja as equipas aqui: