Rita Vieira faz história no Mundial de Enduro Feminino!

A piloto portuguesa fechou a sua participação na ronda inaugural do Mundial de Enduro Feminino com um 3º lugar! Um resultado histórico assinado pela Rita Vieira.

Rita Vieira

A ronda de abertura do Mundial de Enduro Feminino de 2022, disputada na localidade espanhola de Lalín no passado fim de semana, ficará nos livros de história do motociclismo de competição português! Tudo porque a piloto lusa Rita Vieira aos comandos de uma moto da Yamaha, assegurou o primeiro pódio português neste campeonato.

Após dois dias de competição intensa e marcada por temperaturas muito elevadas, que levaram ao limite as pilotos e respetivas máquinas ao longo de um percurso seletivo com cerca de 75 quilómetros de extensão, Rita Vieira finalizou a prova com um excelente terceiro lugar depois de ter sido a quarta classificada no primeiro dia e subido uma posição no derradeiro dia em Lalin.

Rita VieiraAos comandos da Yamaha com as cores do Raposeira Bubbles Racing Team, a piloto de Vila de Nova de Gaia ficou a apenas 13 segundos do histórico pódio no primeiro dia de competição ao ser quarta classificada. Um resultado inicial que se ficou a dever a um erro na Enduro Test e ao facto de ter de reduzir ritmo na especial ao apanhar o muito pó levantado por uma piloto mais lenta.

Mas no segundo dia do Mundial de Enduro Feminino em Lalin, Rita Vieira mostrou mais uma vez todo o seu potencial e rapidez ao ser a terceira classificada entre a 13 concorrentes que terminaram a exigente prova galega.

No final de dois dias exigentes, mas que terminaram com um resultado histórico a nível pessoal, mas também para o motociclismo português, Rita Vieira referiu que “Foi sem dúvida especial e extraordinário. Senti-me bem desde o primeiro momento da corrida e nem mesmo as temperaturas que se fizeram sentir me conseguiram derrotar. O percurso típico de uma prova de mundial ajudou-me de alguma forma fruto de toda a minha experiência no trial e no final este terceiro lugar foi o resultado de todo o trabalho que realizei ao longo de todo o Inverno e vai com toda a certeza me moralizar para as próximas provas deste mundial 2022”.

É com este resultado muito moralizador que a piloto portuguesa irá enfrentar a segunda prova deste mundial, que decorrerá já no próximo fim de semana nas margens do Rio Douro, mais precisamente em Peso da Régua, e onde certamente sentirá o apoio adicional dos fãs portugueses.

Nesta prova em Lalin a vitória foi para Jane Daniels (Fantic) com a segunda classificada a ser Mireia Badia (Rieju).