Rossi: mais dois anos na Yamaha

Miguel Oliveira em Catalunha
Oliveira, Moto2, Catalunya MotoGP 2018

Depois da grande especulação face ao futuro de Valentino Rossi, surge a confirmação da sua permanência na Yamaha por mais dois anos.

Nas vésperas de se iniciar mais uma temporada do MotoGP, Valentino Rossi e a equipa Movistar Yamaha anunciaram que o piloto italiano assinou por mais duas temporadas com a equipa nipónica. O piloto que conta com 39 anos de idade irá assim bater o recorde de alinhar em 24 épocas nos Grande Prémios, sendo 15 delas com a marca do diapasão.

Rossi estreou-se com a Yamaha em 2004 no GP da África do Sul, tendo conseguido o título de Campeão do Mundo nesse mesmo ano. Realizou o mesmo feito no ano seguinte, apesar de perder o ceptro em 2006 e 2007. Recuperou-o em 2008 e 2009.

Quando Rossi voltou a assinar por mais dois anos esta semana com a Yamaha, afirmou que “Quando assinei o meu último contracto com a Yamaha, em Março de 2016, questionei-me se aquele seria o meu último contracto como piloto de MotoGP. Depois tomei a decisão de optar nos dois anos seguintes. Nos últimos dois anos cheguei à conclusão que queria continuar a correr, ser piloto de MotoGP, mas especialmente de pilotar a minha M1, que é a coisa que me faz sentir bem. Ter a oportunidade de trabalhar com a minha equipa, com o Silvano, Matteo e todos os mecânicos, e trabalhar com todos os engenheiros japoneses, Tsuji-san, e sobretudo com Tsuya-san, é um prazer. Estou feliz. Quero agradecer à Yamaha – Lin Jarvis e Maio Meregalli em particular – pela sua confiança em mim, porque o desafio é difícil: ser competitivo aos 40 anos! Sei que vai ser difícil e isso irá requerer um esforço enorme da minha parte e imenso treino, mas estou pronto e motivado.”