A rotação dos motores das SBK

Com mais ou menos limitações os motores das Superbike continuam a ser 'controlados'.

A poucas horas do arranque em definitivo do campeonato do mundo Superbike são já conhecidos os limites de regime de rotação dos motores das motos que podem participar no campeonato – incluindo as Aprilia RSV4, MV Agusta F4 ou Suzuki GSX-R 1000R.

Apesar do campeonato das SBK não ter ‘centralina única’ a Dorna controla desde o arranque do passado o regime máximo da rotação atingida pelos diversos motores, acedendo a esses mesmo dados através de uma ‘porta de dados’, revendo em conjunto com a FIM esses mesmos limites ao longo da época. Em 2019 são três os novos modelos que chegam ás pistas da categorias, a BMW S1000RR, Ducati Panigale V4R e a Kawasaki Ninja ZX10-RR que conta com um novo propulsor que atinge mais 600rpm face ao motor de 2018.

O regulamento dita que os novos motores têm o seu limite restringido a mais 3% que o modelo de série, mas a Dorna e a FIM utilizam aquela que é conhecida como a ‘Cláusula de Deus’ para modificar esses valores independentemente dos 3% serem ou não respeitados.

Antes do arranque do campeonato foram então revelados os limites para cada motor e compara-se mesmo os regimes de 2018 sendo que alguns motores não vêm a barreira alterada (marcados com *). A Ducati será a mais rotativa de todas e forma clara, ultrapassando as 16.000 rpm numa lista onde nenhuma das rivais pode sequer atingir as 15.000 rpm. A Kawasaki ganhou para já mais 500rpm, a BMW terá que ‘girar’ a menos 50rpm, mantendo-se os registos para os restantes motores, com excepção feita á Suzuki que terá que reduzir em 200rpm o regime máximo do seu quatro cilindros.

Estes valores são revistos ao longo do ano e em Aragón podem ser outros os valores referência, dependendo do que venha a acontecer em pista nos dois primeiros fim‑de‑semana deste 32º mundial SBK da história.

Aprilia RSV4 14.700 rpm*
BMW S1000RR 14.900 rpm (14.950 rpm em 2018)
Ducati Panigale V4R 16.350 rpm (12.400 rpm em 2018 modelo de dois cilindros)
Honda Fireblade SP2 14.550 rpm*
Kawasaki ZX10 RR 14.600 rpm (14.100 rpm em 2018)
MV Agusta F4 14.950 rpm*
Suzuki GSX-R1000R 14.900 rpm (14.700 rpm em 2018)
Yamaha YZF-R1 14.700 rpm*