Rui Gonçalves brilha na Baja Aragón 2022

O espanhol Tosha Schareina venceu a 38ª edição da Baja Aragón 2022, numa prova em que Rui Gonçalves brilha com o 3º lugar no pódio.

Decorreu no passado fim de semana a 38ª edição da Baja Aragón 2022, na região espanhola de Teruel, uma prova a contar para o Campeonato do Mundo de Ralis, com o português Rui Gonçalves a terminar de forma brilhante na 3ª posição da geral.

Leia também: Triumph e Iván Cervantes vencem na Baja Aragón

O piloto português da Sherco Racing Factory começou aquela que é a mais antiga baja da Europa a liderar no prólogo, este com uma extensão de 7,5 km, sobrepondo-se em 3,6 segundos a Tosha Schareina e 5,2 segundos sobre Lorenzo Santolino. Percebeu-se desde logo que a competição iria ser cerrada entre estes três pilotos.

Nas duas especiais de sábado, o piloto da GasGas Asper Team, Tosha Schareina levou a melhor, ao percorrer durante a manhã os 222 km previstos em 2h:57,41, uma vantagem de 1:38 sobre Santolino, também piloto da Sherco Racing Factory.

Rui Gonçalves, que saiu para a pista a abrir a especial, teve uma forte queda com a sua Sherco 450 SEF, o que o fez perder algum tempo, e a comprometer assim o seu desempenho, além de o deixar condicionado para o resto do dia com algumas dores.

Na especial da tarde, Schareina voltaria a vencer nos 180 km cronometrados com 2h32,58, deixando em segundo e terceiro lugares os homens da Sherco. Santolino terminou com mais 2:30 e Rui Gonçalves conseguiu a terceira melhor marca com mais 5:06.

Na terceira e última especial de domingo com 159 km, novamente o piloto da GASGAS levou a melhor ao impor-se com 2h03,19 a Santolino, que gastou mais 51 segundos. Rui Gonçalves foi terceiro, a 3:44 do vencedor.

Somados os tempos parciais da classificação geral, Tosha Schareina com um total de 7h43,01 colocou o seu nome no mais alto degrau do pódio, com Lorenzo Santolino a ficar em segundo com mais 5,01 e Rui Gonçalves em terceiro a completar o pódio com mais 15,25.