Rui Gonçalves venceu na abertura do CNE

Especialista na condução em areia Rui Gonçalves venceu com autoridade em Vila Nova de Santo André.

No arranque da temporada 2019 no Campeonato Nacional Enduro – CFL foi Rui Gonçalves quem se mostrou mais rápido nas areias de Vila Nova de Santo André para ‘assinar’ a primeira vitória do ano. Com 205 pilotos em prova esta ronda de abertura do campeonato levou até aos 50 quilómetros de percurso – com três especiais – muita animação e um arranque perfeito para um campeonato que se prevê bastante discutido ao longo da época.

Com 12 especiais em agenda quem assumiu o comando logo na primeira passagem pela Cross Test foi Rui Gonçalves, vencedor na prova de encerramento de 2018 realizada em Valpaços, liderança que perdeu na segunda especial do dia para Luis Oliveira mas voltou a recuperar no fecho da primeira volta aquando da passagem pela Enduro Test. O piloto de Vidago não mais perdeu o comando do pelotão absoluto e venceu em todas as passagens pelas Cross-Test e Enduro-Test, num total de oito vitórias em especiais, deixando as quatro passagens pelas Extreme para Luis Oliveira, vencedor na primeira passagem, com as restantes três a ficarem nas mãos de Gonçalo Reis.

Num dia marcado pelo abandono prematuro do campeão nacional 2017, Diogo Ventura, logo na primeira passagem pela Extreme com problemas eléctricos na sua moto, quando era segund atrás de Rui Gonçalves, Rui Gonçalves iniciou o ano da mesma forma que fechou a época 2018, com uma vitória. Quase um minuto e meio de vantagem sobre Gonçalo Reis, o segundo na frente de Luis Oliveira que caiu na abertura da quarta volta, perdeu cerca de uma dezena de segundos e recuperou de quarto para terceiro na fase final por troca com João Vivas, o quarto atrás de Luis Oliveira que ficou a menos de um segundo de Gonçalo Reis. A fechar os cinco primeiros em termos absolutos terminou Sebastian Bühler. Rui Gonçalves e Gonçalo Reis venceram igualmente as suas classes neste primeiro duelo do ano.

Nas restantes classes presentes na prova mais a sul do calendário André Martins venceu na Open com quase 90 segundos de vantagem sobre Gerson Pinto e pouco mais que o referido minuto e meio para João Moura. Em Verdes 1 venceu Frederico Rocha, Diogo Valença foi o melhor em Verdes 2 e Nuno Gonçalves em Verdes 3. Nos Veteranos a primeira posição coube a André Afonso, entre os Super Veteranos o melhor foi Pedro Sarreira, Rita Vieira venceu nas Senhoras numa ronda de abertura onde se notou a ausência de Bruna Antunes – ainda a recuperar de uma lesão num joelho – e onde Joana Gonçalves foi batida por pouco mais de 12 segundos. Frederico Rocha foi o primeiro na Youth Cup e na Vintage foi Nelson Cabeça o mais rápido neste primeiro dia de Campeonato Nacional de Enduro – CFL.

A próxima ronda do campeonato levará os pilotos até ás margens do Douro com a realização de mais um Enduro da Régua, logo no início do mês de Março.