Rumores: Nova Tuareg 660 da Aprilia

A nova trail de media cilindrada da Aprilia é "gato escondido com rabo de fora", e por isso, voltaram este mês os rumores sobre o modelo, justamente por altura do lançamento da Touno 660.

Desde o EICMA 2019 que alguns rumores têm vindo a ganhar mais corpo sobre a possibidade da Aprilia voltar ao segmento das trail de média cilindrada. E tais boatos foram tomando forma desde que, em Setembro de 2020, surgiu uma foto de um “casual e inesperado” avistamento do protótipo da Tuareg a circular em estrada. Nessa ocasião, o construtor italiano lançava oficialmente a nova RS 660, a sua desportiva de média cilindrada, dotada de um bloco de dois cilindros paralelos, DOHC e quatro válvulas por cilindro, capaz de 100 cv.

No início deste mês de Janeiro, a Aprilia revelava a Tuono 660, a variante despida do mesmo chassis e motor. Novamente e por “coincidência” (ou talvez não), surgiram mais fotos espia da suposta nova trail da Aprilia que, pelo seu porte e presença, já poucas dúvidas deixava que deverá ser mesmo o terceiro modelo criado a partir da unidade motriz 660 da marca.

Portanto, estará para breve a reentrada da Aprilia no segmento das trail e, ao que tudo indica, o fabricante com sede em Noale deverá recuperar uma de duas designações desde há muito acarinhadas na casa para batizar o seu novo modelo: Tuareg 660, ou Pegaso 660. Ainda não se sabe.

O que é certo é que este lançamento, que pode ocorrer ainda este ano, deverá obrigar à concorrência a rever planos e estratégias. Isto porque, possivelmente, irá competir mais directamente com a já bem sucedida Yamaha Tenére 700.

Portanto, adivinha-se que a trail da casa de Noale possa não oferecer tão puras competências para o off road como a Ténere 700, mas seguramente tem espaço para se diferenciar um pouco da japonesa ao oferecer um maior índice de conforto, mais tecnologia, mais flexibilidade e maior folgo em asfalto.

Será certo também que para esta trail o bloco 660 será reajustado para ser mais cheio em baixos e médios regimes – e se contarmos que nas variantes desportivas esta unidade oferece 100 cv na RS e 95 cv na Tuono – é de se esperar uma Aprilia com uma potência superior à oferecida pela concorrente Yamaha. Se assim for, isto pode significar que estará de olho noutras concorrentes mais distantes e mais caras, como a BMW GS 750, ou ainda as versões de entrada da Triumph Tiger 900.

Outros artigos:

Apresentação: Aprilia Tuono 660

Pilotos Aprilia já rodaram com a RS 660