Saad Soulimani repete vitória no Nacional de MX

A manga Elite foi ganha novamente pelo marroquino Saad Soulimani que liderou mesmo todas as voltas (17) para dilatar a sua vantagem no campeonato.

Condições novamente exigentes de chuva e frio fizeram da segunda prova do campeonato nacional de MX mais uma jornada de superação para pilotos e equipas que marcaram presença no Crossódromo Quinta da Azenha em Lustosa. Lado a lado com a caravana do campeonato nacional estiveram em pista pilotos dos campeonatos regionais, sendo o evento igualmente transmitido via ‘stream’ pela Federação de Motociclismo de Portugal.

Com 29 pilotos na grelha a manga Elite foi ganha novamente pelo marroquino Saad Soulimani que desta feita liderou mesmo todas as voltas (17) da derradeira corrida do programa para dilatar a sua vantagem no campeonato. Afonso Gomes arrancou forte e foi segundo nas primeiras duas passagens, descendo depois ao quarto posto após ter sido ultrapassado por Luis Outeiro e Rúben Ferreira. O piloto de Coimbra ainda desceu ao quinto posto na quarta volta, recuperando de novo a quarto na nona passagem, não mais largando a posição até á bandeira de xadrêz, sendo igualmente o derradeiro na classificação a fechar na mesma volta que o vencedor. Luis Outeiro e Rúben Ferreira foram respectivamente segundo e terceiro, separados entre si, sendo a melhor volta em corrida assinada por Luis Outeiro.

Na classificação do campeonato Soulinani reforçou a liderança do mesmo, tendo agora oito pontos de vantagem sobre Luis Outeiro e 12 para Rúben Ferreira. Fábio Costa é o quarto na frente de Afonso Gomes.

Na corrida reservada ás MX1 Soulimani venceu na frente de Renato Silva e Luis Oliveira, dois pilotos do enduro que estiveram também em Lustosa como forma de preparação para os seus campeonatos.

Luis Outeiro foi o vencedor nas MX2 na frente de Rúben Ferreira e Abel Carreiro, sendo este o primeiro pódio do piloto açoreano no campeonato, ascendendo igualmente ao degrau mais baixo do pódio no campeonato a escassos nove pontos de Ruben Ferreira, o primeiro na frente de Joseph Dark. Com a vitória agora conseguida Outeiro é quarto na geral da classe.

Nos Júniores foi Fábio Costa quem venceu na frente de Afonso Gomes, o vencedor da primeira do ano realizada no Alqueidão que desta feita ocupou a posição intermédia do pódio na frente de Martim Espinho. Afonso Gomes mantém a primeira posição no campeonato, com 11 pontos de vantagem sobre Martim Espiho, este empatado com Francisco Salgueiro.

Regional

Parte integrante do programa da prova estiveram em pista pilotos do Regional Pitbikes e Regional MX Pentacontrol. Nas Pitbikes o vencedor no somatório de ambas as mangas foi Márcio Ferreira na frente de Alberto Gonzalez e Indalécio Trindade, todos eles aos comandos de máquinas da classe Open. Na Promoção foi Leandro Rodrigues o vencedor face a Bruno Barreto; Justino Gonçalves subiu ao degrau mais alto do pódio nos veteranos na frente de Bruno Cruz e Marco Barbosa e João Vidal foi o primeiro nos ‘hobby’ seguido por Carlos Monteiro.

Na Promoção MX quem venceu ambas as mangas e a geral foi Diogo Parente, tendo como companheiros de pódio Ruben NEves e Fábio Mendes. Na Elite deste Regional Pentacontrol foi Francisco Salgado o primeiro na frente de Paulo Lopes e Luis Salustiano.

Outros artigos:

CN MX 2021 abre em Alqueidão com vitória marroquina