Sabia que existe um incentivo estatal à aquisição de uma eléctrica?

O Fundo Ambiental dispõe de uma linha de apoio financeiro à aquisição de veículos eléctricos de duas rodas. Saiba como aceder a estes incentivos.

Depois do confinamento nacional devido à pandemia do COVID-19 – e agora que o país tenta gradualmente voltar à normalidade – são vários os portugueses que nesta fase procuram soluções de mobilidade dentro do universo das duas rodas.

Para quem está ponderar comprar uma moto, um ciclomotor ou até uma bicicleta – de propulsão eléctrica – saiba que pode beneficiar de um sistema de incentivos à aquisição de veículos “verdes”.  E tal está previsto e regulamentado desde o passado dia 10 de Março de 2020, data em que foi publicado em Diário da Republica o Despacho Nº 3169/2020, que define os termos de atribuição do incentivo pela introdução no consumo de veículos de baixas emissões para 2020.

O objectivo desta linha de apoio visa dar continuidade à implementação de medidas de aceleração da apropriação de energias de tracção alternativas e ambientalmente mais favoráveis, como a tracção 100 % eléctrica, dado o seu claro contributo para a melhoria da qualidade do ar, redução de ruído e descarbonização.

Dotação para veículos de duas rodas

O referido normativo define as várias dotações e agrupamentos de veículos, sendo que para a linha de apoios a veículos de duas rodas são elegíveis motociclos, ciclomotores, bicicletas e bicicletas de carga.

O incentivo a atribuir tem um limite até 50% do custo de compra do veículo, com um tecto máximo de 350€, sendo limitado a atribuição de um (1) apoio no caso da candidatura ser efectuada por pessoa singular, ou quatro (4) no caso do pedido ser efectuado por pessoa colectiva.

Para a linha de apoio às eléctricas de duas rodas, a executar durante o ano de 2020, foi reservado um total de mil incentivos, com um limite de 350.000 euros.

Até à data foram submetidas 490 candidaturas, das quais 402 foram já aceites. Isto significa que a dotação atribuída nesta altura está com uma taxa de execução a rondar os 50% (algumas candidaturas estão em tramitação de apreciação pela entidade gestora).

Dados: Fundo Ambiental (27-05-2020)

Portanto, caso esteja comprador de um veículo de duas rodas com motorização eléctrica, saiba que vai muito a tempo de se propor a este incentivo. Fica a sugestão.

Para quem queira ser beneficiário deste apoio (tanto pessoas singulares como colectivas) está disponível no site do Fundo Ambiental um formulário on-line de candidatura. Saiba mais em: www.fundoambiental.pt

Leia também: Desconfinamento: Ir de 50 cc para escola a partir dos 14 anos?

Se quiser conhecer propostas e preços de veículos eléctricos, pode encontrá-las no nosso Especial 125 cc e Scooters, já nas bancas, ou no ou adquiri-lo directamente aqui:

Catálogo Motojornal 2020 já nas bancas

Outros artigos:

Eléctricas da NIU já em Portugal