Salão de Milão: Honda ADV 350 e CBR1000RR-R Fireblade SP 30º Aniversário

A Honda apresentou hoje no Salão de Milão as suas novidades para 2022, com destaque para a nova ADV 350 e uma edição limitada da CBR1000RR-R

22YM HONDA CBR1000RR-R FIREBLADE SP 30TH ANNIVERSARY

A nova Honda ADV 350 e CBR1000RR-R Fireblade SP 30º Aniversário foram as estrelas maiores da lista de novidades apresentada pela Honda no regresso presencial ao Salão de Milão. Além da nova ADV e da edição 30º aniversário da CBR1000RR-R, há diversos ajustes na grande maioria dos modelos e o nome Hornet ganha nova vida.

Novidade absoluta: ADV350

O sucesso da X-ADV, que foi o modelo da Honda mais vendido na Europa em 2021, vem completar a gama da Honda, colocando um modelo que transmite uma visão de vanguarda para o mercado de scooters de média cilindrada. A nova ADV350, que é fabricada em Atessa, Itália, mistura a sofisticação com a capacidade de lidar com os pisos mais irregulares, num estilo de aventura robusto e tão característico da marca da asa dourada.

O espaço debaixo do assento tem capacidade para dois capacetes integrais e o porta-luvas inclui uma ficha USB do tipo C, com o sistema Smart Key a aumentar a funcionalidade da ADV350. O para-brisas pode ser regulado em altura e o painel de instrumentos LCD integra o sistema HSVCs de controlo de voz para smartphones. O sistema HSTC de controlo variável de tração também está instalado de série.

O motor da ADV350 tem 330 cc, é uma unidade SOHC eSP+ (enhanced Smart Power+) com quatro válvulas, pico de potência de 29 cv e 31,5 Nm de binário máximo. Na ciclística encontramos uma forquilha invertida, quadro tubular em aço, amortecedores traseiros com reservatório à distância e uma generosa altura ao solo. As jantes são de 15 polegadas à frente e 14 polegadas atrás com pneus mistos.

A ADV350 vai estar disponível em Cinzento Metalizado Spangle, Cinzento Metalizado Mate Carbonium e Vermelho Metalizado Mate Carnelian.

CBR1000RR-R Fireblade, Fireblade SP e Fireblade SP 30º aniversário

Para celebrar a inovadora Fireblade original e os 30 anos de desafios contínuos desde a introdução daquele modelo revolucionário em 1992, vai estar disponível em 2022 a Fireblade SP 30º aniversário de edição limitada. O esquema cromático tricolor presta homenagem ao modelo original, mas com uma interpretação moderna dada pelo layout decorativo do modelo de 2020 misturado com elementos estilo “pincelada” da versão original de 1992.

A Fireblade SP também vai estar disponível em duas opções cromáticas de série, Vermelho Grand Prix e Preto Pérola Mate Morion, ambas com jantes douradas; por seu lado, a Fireblade STD tem um esquema cromático Vermelho Grand Prix atualizado com placas de número brancas em posição proeminente na carenagem dianteira.

As alterações são mais do que superficiais, com mudanças técnicas no motor de quatro cilindros em linha com 214 cv de potência, que se concentram em melhorar as acelerações e a tração a meio das curvas. A cremalheira de transmissão tem mais três dentes, agora 43, oferecendo acelerações mais fortes em cada mudança O sistema HSTC de controlo variável da tração foi otimizado para uma gestão mais refinada da tração, com feedback dos pilotos do HRC e ainda melhor sensibilidade no acelerador.

Os êmbolos das pinças dianteiras de travão Nissin da Fireblade, têm novo material e acabamento de superfície e permitem melhorar o desempenho de travagem e a consistência em condições de corrida. A suspensão Öhlins Smart Electronic Control (SE-C) da Fireblade SP e o equipamento de travagem Brembo continuam a oferecer o melhor que existe em termos de amortecimento e travagem, juntamente com um sistema Quickshifter otimizado.

Outras presenças

Depois de apresentada à imprensa, a nova NT1100 faz em Milão a estreia ao público, após o anúncio em Outubro de 2021. Com o motor da CRF1100L Africa Twin como ponto de partida, a maneabilidade envolvente e as performances caraterísticas deste motor estão garantidas. A NT1100 toma por base a plataforma da AT e oferece excelente conforto e proteção contra os elementos atmosféricos, tornando-se igualmente apta para as viagens de maior distância, com passageiro e carga, e também para as deslocações do dia-a-dia.

A Honda aproveitou para confirmar que o nome “Hornet” vai regressar à gama num futuro breve. A Hornet é famosa por ter um motor de performances estimulantes e uma agilidade street fighter de ponta, desde que o modelo foi introduzido pela primeira vez na Europa em 1998.

Cores e menores alterações

A SH125i e SH150i apresenta duas cores totalmente novas para 2022, que adicionam um apelo desportivo e contemporâneo a ambos os modelos. As cores Branco Pérola Mate Cool e Cinzento Mate Rock apresentam detalhes exclusivos que incluem uma faixa de piso com logótipo SH, logótipos SH vermelhos e faixas de farol de cor prateada.

X-ADV

Considerada a primeira “SUV de 2 rodas” do mundo, a X-ADV tem três novas cores para 2022: Preto Metalizado Mate Ballistic, Cinzento Metalizado Mate Iridium e Bege Harvest.

Forza 125 e Forza 350

Ambas as versões 125 e 350 da família de scooters desportivas GT da Honda recebem novas cores para 2022:

A Forza 125 vai estar disponível em Cinzento Pérola Falcon, Cinzento-Escuro Metalizado Mate e Azul Pérola Mate Pacific; a Forza 350 em Vermelho Metalizado Mate Carnelian.

CB650R e CBR650R

A naked CB650R com motor tetracilíndrico de média cilindrada tem uma nova cor Prata Metalizado Sword, enquanto as versões Preto Metalizado Mate Gunpowder e Vermelho Grand Prix da CBR650R apresentam um tratamento gráfico atualizado.

CMX500 Rebel e CMX1100 Rebel

A moto custom mais vendida na Europa em 2021, a CMX500 Rebel tem uma nova opção de cor Verde Pérola Organic para 2022; a sua irmã de 1100 cm³ vai estar também disponível em Castanho Pérola Stallion.

GL1800 Gold Wing e GL1800 Gold Wing “Tour”

A majestosa Gold Wing vai estar disponível em 2022 numa nova cor contemporânea, Azul Metalizado Mate Jeans; a versão “Tour” deste modelo tem duas novas opções de cores vivas, Azul Metalizado Glint Wave e Branco Pérola Glare.

Outros artigos:

Modelos Honda de 500 cc com novidades neste Outono

Nova Honda CMX1100 Rebel promete

Honda GL1800 Gold Wing 20201