A Benelli apresentou hoje no EICMA a nova trail da gama, a TRK 800. Desenhada em específico para a aventura, a nova TRK 800 assume-se como o passo seguinte e lógico para a grande legião de fãs que a TRK 502 tem vindo a conquistar ao longo destes últimos anos. Conforto, qualidade e grande desempenho prometem levar as aventuras ao nível seguinte, assumindo-se a nova TRK 800 como uma moto polivalente e versátil que permite desfrutar do dia a dia na cidade, mas oferece a possibilidade de grandes viagens de aventura, dentro e fora do asfalto.
No ano de comemoração do 110º aniversário, esta nova trail assume-se como o início de um novo capítulo para a marca italo-chinesa, completando a família aventureira sob a sigla TRK, oferecendo aos utilizadores uma moto ágil, muito fácil de manobrar, com estilo refinado e moderno, equipada com motor de 754 cc.
Desenho, quadro e ciclística
O design da TRK 800 é fluído, com linhas impactantes e modernas, combinadas com uma silhueta elegante, onde a vocação aventureira está bem evidente. Mantendo os traços característicos da família TRK, a nova 800 apresenta um desenho mais agressivo, como é o caso do para lamas dianteiro ou a dupla ótica em LED.
O quadro é uma estrutura de treliça em tubos de aço de alta resistência, para assegurar a máxima agilidade e conforto em qualquer condição de utilização, até mesmo nas longas viagens. A ergonomia foi cuidadosamente estudada até ao mais pequeno pormenor para receber os dois passageiros com o máximo conforto, mesmo com malas laterais e top case instaladas.
As suspensões estão a cargo de uma forquilha Marzocchi de 50 mm na frente, totalmente ajustável, com 170 mm de curso e atrás está instalado um amortecedor ajustável na pré-carga da mola com curso de 171 mm. A proteção aerodinâmica promete ser interessante graças ao generoso e ajustável para brisas, proteções de mãos e defletores. O conforto dos ocupantes é também assegurado graças a uma postura natural e descontraída, assento fino mas espaçoso, com pegas para o passageiro. O descanso central dá igualmente uma preciosa ajuda no campo do conforto. O depósito de combustível tem capacidade para 21 litros. O painel de instrumentos é um generoso TFT a cores.
A travagem é Brembo, com dois discos de 320 mm na frente e um de 260 mm atrás, com jantes de raios de 110/80/19” na frente e 150/70-17” atrás.
Motor
O motor vê a capacidade subir até aos 754 cc, com dois cilindros, a 4T, refrigerado por líquido, precisamente igual ao utilizado pela Leoncino 800, com 76.2 cv às 8500 rpm e um binário de 67 Nm às 6500 rpm. Caixa de seis velocidades e embraiagem deslizante para maior conforto e eficácia.
A Benelli TRK 800 está disponível nos concessionários a partir da segunda metade de 2022 com o preço ainda por determinar.