Salão de Milão: Voge SR4 350

A SR4 é o nome da primeira scooter da asiática Voge, que faz assim a estreia da marca no segmento dos modelos automáticos de média/baixa cilindrada

A Voge, marca premium do grupo Loncin, surpreende no Salão EICMA de Milão, estreando-se no segmento das scooter de média cilindrada com o modelo SR4.

A nova SR4 é fruto da colaboração da Loncin com a BMW para o fabrico da BMW C400, que permite ao grupo Loncin empregar a sua mecânica e parte ciclística para modelos próprios, o que é uma garantia do bom comportamento da scooter Grande Turismo Voge SR4 com a cilindrada de 350 cc, que será comercializada no nosso mercado na primavera de 2022 a um preço muito competitivo.

A Voge não para de apresentar novidades. Após a recente comercialização das trail 650DS/DSX e da bicilíndrica 500DSX, assim como a “retro” 500AC e a moto elétrica ER-10, equivalente a uma 125 cc, a Voge apresenta-se com stand próprio no Salão EICMA de Milão, surpreendendo com a scooter SR4: a primeira scooter desta marca, que revolucionará o segmento dos modelos Grande Turismo na cilindrada de 350 cc.

A nova SR4 assenta numa estrutura multitubular em aço de secção retangular. O motor é um monocilíndrico de 350 cc com refrigeração líquida, uma árvore de cames à cabeça e quatro válvulas.

Para as formas exteriores da scooter confiou-se o trabalho a uma experimentada empresa italiana de design do Motor Valley de Bolonha. As linhas são suaves e simultaneamente musculadas, transmitindo uma vincada sensação de agilidade. Iluminação full LED, dupla ótica com luz diurna DRL, farolim traseiro estreito, baseando-se numa longa guia luminosa para a luz de presença e ao centro para a luz de stop, com os piscas traseiros, também sequenciais, situados sob os extremos exteriores da luz de presença. Assento do condutor a 761 mm do solo, com um envolvente encosto de apoio lombar para combater o cansaço em viagens de longo curso. A este conforto acrescenta-se o para-brisas, regulável em altura a partir do grupo de comutadores do punho esquerdo.

As suspensões estão a cargo da marca japonesa Kayaba, que assina uma forquilha com bainhas de 35 mm de diâmetro e 110 mm de curso, acompanhada por dois amortecedores com cinco posições de ajuste da pré-carga, proporcionando um curso de 112 mm à roda traseira.

Os travões são da espanhola J.Juan, integrada recentemente no grupo Brembo. Na frente encontramos dois discos de 265 mm com pinças flutuantes de fixação radial e quatro êmbolos, enquanto atrás conta-se com um disco também de 265 mm com a sua correspondente pinça flutuante de êmbolo simples, com ABS. O sistema de ABS da Continental integra um controlo de tração que deteta quando a roda traseira está a rodar mais rápido que a dianteira, aplicando travão-motor para evitar que derrape.

As jantes de 15 e 14 polegadas vêm calçadas com pneus Pirelli Angel Scooter, com um composto médio de borracha ideal para todos os climas em cidade e estrada, acompanhado por um desenho muito eficaz do piso para drenar a água da chuva.

Como boa scooter de uso turístico que é, a Voge SR4 dispõe de uma elevada capacidade de carga, contando com dois porta-luvas de plena abertura e com fecho centralizado, com uma capacidade de 5 kg em cada uma delas, incluindo ainda no seu interior tomadas USB de 5V e de isqueiro de 12V. O principal compartimento de carga encontra-se debaixo do assento e tem uma capacidade de 41,5 litros, podendo albergar um capacete integral acompanhado por um aberto. O compartimento de carga dispõe de iluminação superior e um sistema hidráulico que mantém aberto o assento.

O painel de instrumentos recorre a um grande ecrã TFT a cores de 7”, o ecrã tem conectividade com o telefone móvel através de Bluetooth, proporcionando funções multimédia como a navegação GPS ou realizar/receber chamadas telefónicas se dispuser de auriculares/microfone Bluetooth no capacete. A Voge SR4 chegará ao mercado em meados da primavera de 2022.

Outros artigos:

Nova VOGE 650DS/DSX em Portugal