Salão Milão: Projeto Lucky Explorer da MV Agusta

O projeto Lucky Explorer é a designação escolhida para distinguir as motos de aventura do emblema de Varese. As MV Agusta 9.5 e 5.5 são as primogénitas.

A MV Agusta reservou para esta edição do EICMA a apresentação dos protótipos 9.5 e 5.5, duas motos trail que estão a ser desenvolvidas sob a chancela da Lucky Explorer, um projecto multifacetado no seio da marca italiana destinado a revisitar a história e memórias da Cagiva das décadas de 80 e 90 e da sua participação no Rally Dakar, bem como explorar novos produtos ligados à aventura e ao fora-de-estrada. E este novo “departamento” é também ele próprio uma novidade revelada no Salão de Milão deste ano. “O projeto será desenvolvido no site www.luckyexplorerproject.com e através do canal do Instagram @luckyexplorer.official já online”, disse MV Agusta em um comunicado à imprensa. “Pilotos, personalidades, clipes e estórias, passeios históricos às fábricas, anúncios vintage, vídeos, memorabilia, novos conteúdos e eventos irão reunir uma comunidade real de entusiastas. E os embaixadores do Lucky Explorer aparecerão, com acesso a conteúdo especial e visualizações exclusivas.”

Para esta estreia mundial e contando com o olhar atento da critica, a marca italiana mostra duas máquinas que procuram assim relembrar e homenagear os anos de glória da Cagiva Elefant 900 dos anos 1980 e 1990, no Rally Dakar.

MV Agusta 9.5 – A ponta de lança do Lucky Explorer

Esta máquina deverá ser o porta-estandarte da nova gama de aventura da MV Agusta e será proposta com um motor derivado do ‘três cilindros’ em linha e 800 cc dos modelos F3, Brutale e Turismo Veloce, embora adaptado para uso no fora de estrada.

Contudo, já se sabe que a cilindrada aumenta para os 930 cc e vários componentes internos do motor foram alvo da atenção dos engenheiros da marca transalpina, de modo a ajustar a potência e binário a uma utilização mais polivalente entre o On e Off-road. O saldo é de 123 cv às 10.000 rpm e o binário de 102 Nm às 7.000 rpm.

Esta MV Agusta 9.5 terá opções de embraiagem automática Rekluse e caixa de velocidades com Quickshifter. O pacote eletrónico incluirá vários mapas do motor, oito níveis de controlo de tração e ajuda no arranque, entre outras tecnologias que seguramente deverão ser incorporadas de série até ao final do seu desenvolvimento.

As suspensões são Sachs eletrónicas; as jantes com raios, de 21 e 18 polegadas, e os travões de disco duplo de 320 mm e disco de 265 mm, com pinças Brembo Stylema em que acuta um sistema de ABS da Continental.

O peso seco da moto é de 220 quilos e o depósito de combustível é de 20 litros. Além disso, possui uma tela TFT de 7 polegadas que pode ser conectada ao telefone com Bluetooth e wi-fi.

MV Agusta 5.5

Outra novidade do certame milanês é a MV Agusta 5.5, uma proposta trail de média cilindrada que deverá ir ao encontro dos aventureiros menos experimentados na terra e/ou com carta A2. O modelo de entrada na gama tem um motor de dois cilindros e 550 cc e está a ser desenvolvido em conjunto com o fabricante asiático QJ (Qian Jiang), tendo a mesma base motriz do modelo 500GS-5F da marca chinesa.

As suspensões da KYB são ajustáveis nos dois eixos, na frente com 43 mm de diâmetro e 135 mm de curso invertido, e na traseira um monoamortecedor progressivo. Os travões são da Brembo, e conta com jantes raiadas de 19 e 17 polegadas. O depósito de combustível tem capacidade para 20 litros.

A marca não deu detalhes de preço ou data de lançamento destas duas novidades.