SBK 2022 Aragão – Bautista vence a dobrar e é líder!

O piloto espanhol assinala o regresso à Ducati com duas vitórias no Mundial Superbike em Aragão. Alvaro Bautista vence e é líder.

A temporada de 2022 do Mundial Superbike será das mais competitivas dos últimos anos, com as posições de pódio a serem discutidas por diversos pilotos de diversos fabricantes. A primeira corrida da ronda de Aragão, que abriu a temporada no passado sábado 9 de abril e com vitória para Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), foi um bom exemplo do que poderemos esperar este ano.

No domingo assistimos novamente a duas corridas de intensidade máxima, e onde o mais forte foi Alvaro Bautista.

O piloto espanhol assinalou o regresso dois anos depois à Aruba.it Ducati com exibições convincentes e mostrou que forma juntamente com a Ducati Panigale V4 R uma dupla de respeito. Duas temporadas complicadas no Team HRC certamente deixaram marcas em Bautista. Mas o piloto de Talavera de la Reina está pronto para ultrapassar esse período menos positivo.

AragãoNa corrida Superpole, a corrida de apenas 10 voltas e que os pilotos de Superbike encaram como um “time attack” mais longo, Bautista rapidamente assumiu as despesas da corrida e arrancou para uma vitória dominante, conquistando inicialmente uma boa margem de segurança que soube gerir da melhor forma.

Na segunda posição terminou Jonathan Rea e a Kawasaki, com Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx) a ser terceiro novamente após uma batalha nas últimas curvas onde bateu o italiano Michael Ruben Rinaldi na segunda moto da Aruba.it Ducati. Bautista venceu com mais de cinco segundos de vantagem para os rivais, e assegurou também a melhor posição para o arranque da segunda corrida “longa” do Mundial Superbike em Aragão.

Nessa segunda corrida, Alvaro Bautista arrancou bem, mas viu Jonathan Rea e a Kawasaki fazerem ainda melhor, com o norte-irlandês a assumir a liderança. Na confusão inicial que permitiu vários pilotos tentarem o ataque às posições de pódio, Bautista eventualmente recuperou a primeira posição e já não viu como é que o seu companheiro de equipa Rinaldi também passou por Rea.

AragãoAliás, Rea perdeu um pouco a concentração nos primeiros momentos em que foi batido pelos pilotos Ducati e acabou por sofrer a pressão do turco e atual campeão Toprak Razgatlioglu, que, no entanto, nunca teve na sua Yamaha R1 a “arma” capaz de enfrentar as máquinas da Ducati e Kawasaki melhor afinadas para o Motorland Aragón.

Aos poucos Bautista foi somando décimas preciosas de vantagem que na passagem pela bandeira de xadrez lhe permitiram duplicar as vitórias este fim de semana em Aragão. O espanhol cruzou a meta na corrida 2 das Superbike com cerca de 4,4 segundos de vantagem para Jonathan Rea, que depois de alguns erros recuperou o seu ritmo e passou Rinaldi.

Já o italiano da Ducati andou para trás na parte final da corrida, e sem argumentos disponíveis, não foi capaz de aguentar a pressão de Toprak Razgatlioglu que assim repetiu, pela terceira vez em Aragão 2022, o lugar mais baixo do pódio.

Nas contas do título, e agora que está cumprida a primeira ronda do ano, temos Alvaro Bautista a liderar o campeonato das Superbike com 57 pontos, Jonathan Rea está perto com 54, enquanto Toprak Razgatlioglu fecha o “top 3” com 39 pontos e minimiza as perdas de pontos para os seus mais diretos rivais neste início de temporada em que defende o título de campeão.

A segunda ronda do Mundial Superbike realiza-se em Assen, com o icónico circuito neerlandês a ser o palco de mais uma festa nos dias 22 a 24 de abril. Como sempre, fique atento a www.motojornal.pt pois iremos dar-lhe todos os resultados e novidades!