SBK 2022 Assen – Alvaro Bautista o mais forte na Catedral

No primeiro dia do Mundial Superbike em Assen o piloto mais rápido foi o espanhol Alvaro Bautista que começa em grande na Catedral.

O traçado Assen TT, também conhecido como a Catedral, foi hoje palco do primeiro dia da segunda ronda do Mundial Superbike nesta temporada de 2022. Como habitualmente, a competição é renhida e as diferenças entre os melhores pilotos e principais candidatos ao título são mínimas. Quem melhor se saiu neste primeiro dia em Assen foi o espanhol Alvaro Bautista.

O espanhol da equipa oficial Aruba.it Ducati continua a mostrar que está novamente no pico da sua forma, quer física, quer também psicológica. Depois de duas temporadas muito complicadas na Honda, o piloto natural de Talavera de La Reina teve um arranque muito bom de temporada em Aragão, e na ronda dos Países Baixos volta a colocar a sua Panigale V4 R no topo da tabela de tempos.

Após dois treinos livres cumpridos do Mundial Superbike, Alvaro Bautista conseguiu mesmo bater o campeão em título Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx), que mesmo levando a sua Yamaha YZF-R1 ao limite não conseguiu destronar o rival espanhol do primeiro lugar.

Alvaro BautistaBautista rodou em 1m34.382s e deixou Toprak a quase uma décima de segundo na segunda posição. Incapaz de se aproximar dos registos dos dois primeiros, Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) foi então o terceiro melhor classificado na tabela de tempos combinados do primeiro dia em Assen, com o piloto norte-irlandês a ficar a quase três décimas de Alvaro Bautista.

Neste primeiro dia nos Países Baixos destaque para Iker Lecuona (Team HRC) que foi o quinto mais veloz em pista, mostrando que a sua mudança de MotoGP para as Superbike continua a ser positiva, sendo de realçar ainda a presença do experiente Leon Haslam com a equipa Pedercini Racing.

O veterano piloto britânico ocupa a partir desta segunda ronda do Mundial Superbike o lugar que foi de Loris Cresson durante apenas a ronda de Aragão. O piloto belga que veio das Supersport e subiu às Superbike com a equipa de Lucio Pedercini aos comandos de uma Kawasaki Ninja ZX-10RR, não conseguiu confirmar o dinheiro necessário para se manter em competição a este nível, e como efeito imediato a equipa Pedercini foi obrigada a trocar de piloto encontrando em Leon Haslam os euros e um piloto com experiência, quer no campeonato, quer também com a Kawasaki.

Alvaro BautistaMundial Superbike – Resultados treinos livres 1 + 2

1 – Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) – 1m34.382s

2 – Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx) – 1m34.466s

3 – Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) – 1m34.680s

4 – Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) – 1m34.772s

5 – Iker Lecuona (Team HRC) – 1m34.884s