SBK 2022 Estoril – Aegerter imbatível em Portugal!

O piloto suíço da Ten Kate Yamaha fechou fim de semana do Mundial Supersport no Estoril com mais uma vitória na Corrida 2. Dominique Aegerter esteve imbatível em Portugal!

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Depois de no primeiro dia ter conseguido a sua quarta vitória em cinco corridas realizadas, Dominique Aegerter (Tem Kate Yamaha) voltou a mostrar todo o seu domínio no Mundial Supersport no circuito do Estoril, fechando o fim de semana imbatível em Portugal. O piloto suíço venceu a Corrida 2 realizada em condições complicadas devido à chuva que se fez sentir.

O mais forte no momento do arranque foi o italiano Nicolo Bulega (Aruba.it Ducati), com Lorenzo Baldassarri (Evan Bros Yamaha) a meter-se na frente de Aegerter, e com o irreverente turco Can Onçu (Kawasaki Puccetti Racing) a “lançar” a confusão no meio do grupo que discutia as primeiras posições ao travar mais tarde e com a sua Kawasaki Ninja ZX-6R completamente atravessada no limite.

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Nas primeiras voltas a confusão entre os primeiros da segunda corrida das Supersport no Estoril foi uma constante, o que fez Aegerter ficar um pouco na expectativa.

A chuva decidiu fazer-se notar desde cedo, com os comissários do Motor Clube do Estoril a serem obrigados a mostrar aos pilotos as bandeiras que davam conta de que o asfalto do traçado luso estaria a ficar molhado e com aderência reduzida. A Direção de Corrida deu também a indicação aos pilotos e equipas que poderiam trocar para pneus de chuva, caso assim entendessem, sendo que a paragem nas boxes para essa operação seria sempre com um tempo mínimo de 1m20s.

Ninguém chegou a parar para trocar de pneus, e apesar de alguns sustos em determinados momentos, os pilotos do Mundial Supersport não cortaram acelerador e deram tudo de si, proporcionando um excelente espetáculo para o público que acorreu ao circuito do Estoril, mesmo apesar da ameaça de mau tempo.

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Na frente da corrida Caricasulo via a sua Ducati Panigale V2 sofrer um problema técnico ao nível da caixa de velocidades, e ficava fora de ação quando estava na liderança da prova. Quem aproveitou foi Onçu, mas o piloto da Kawasaki, sempre muito agressivo e exuberante nas travagens, perdia a primeira posição para Lorenzo Baldassarri que tinha já Dominique Aegerter atrás de si.

Baldassarri e Aegerter acabaram mesmo por se desenvencilhar de Onçu. E vindo do nada, o britânico Kyle Smith, que tinha sido o mais rápido no “warm up”, estava a imprimir um ritmo diabólico para se aproximar do grupo que discutia o pódio. Smith acabou mesmo por entrar nesta batalha, mas nesse momento já Aegerter tinha conseguido escapar na frente da corrida.

Dominique Aegerter voltou então a aumentar o ritmo e a registar uma sequência de voltas rápidas, uma delas a mais rápida da corrida das Supersport, alargando a vantagem sobre Kyle Smith que se isolou então no segundo lugar por troca com Lorenzo Baldassarri.

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Foi nestas posições que os pilotos cruzaram a linha de meta, e assim Aegerter somou a quinta vitória em seis corridas disputadas, reforçando ainda mais a sua liderança do campeonato, Kyle Smith confirma uma recuperação impressionante, enquanto Lorenzo Baldassarri fecha o pódio totalmente ocupado por motos da Yamaha.

Nas contas do título Dominique Aegerter soma agora um total de 145 pontos, Lorenzo Baldassarri segue em segundo com 101 pontos, enquanto Nicolo Bulega mantém a terceira posição com 72 pontos na sua conta pessoal.