SBK 2022 Estoril – Atualização médica com vários pilotos lesionados

Michael van der Mark, Philipp Oettl e agora Garrett Gerloff estão lesionados e ficam fora de ação no Mundial Superbike no Estoril. Xavi Forés entra em cena, e Ivo Lopes foi hipótese para a BMW Motorrad WorldSBK!

Estoril

A ronda portuguesa do Estoril a contar para a temporada 2022 do Mundial Superbike está a ser bastante “animada” ao nível das lesões que impedem os pilotos de competir. O primeiro dia das Superbike no traçado português ficou marcado pela grave lesão de Michael van der Mark (BMW Motorrad WorldSBK), mas os médicos que acompanham este campeonato foram obrigados a dar como “não apto” mais dois pilotos: Philipp Oettl (Team GoEleven) e ainda Garrett Gerloff (GYTR GRT Yamaha).

Na mais recente atualização médica, aparece o nome de Gerloff, piloto americano que tinha inclusivamente sido o terceiro mais rápido do primeiro dia de treinos livres das Superbike no Estoril. De acordo com a informação oficial, o piloto privado que compete com uma Yamaha R1 sofreu uma ferida profunda e forte abrasão no joelho esquerdo, e por isso junta-se à lista de pilotos que estão fora de ação este fim de semana.

Recordamos que Michael van der Mark fraturou o colo do fémur logo na primeira sessão de treinos livres de Superbike, já foi operado no hospital de São José em Lisboa, e, de acordo com a informação que a revista MotoJornal conseguiu recolher junto da equipa BMW Motorrad WorldSBK, o piloto holandês terá pela frente um longo período de recuperação.

EstorilRecorde-se que Van der Mark tinha regressado à competição na ronda de Assen há poucas semanas, também depois de recuperar de uma fratura na perna direita. Esta nova lesão é mais grave, também na perna direita, pelo que a BMW Motorrad WorldSBK não avança com um “timing” para regresso do piloto holandês.

Precisamente devido a esta lesão, a equipa oficial da marca alemã chegou a considerar o português Ivo Lopes, campeão espanhol de Superbike, para subir aos comandos da M 1000 RR de fábrica no lugar de Van der Mark.

Porém, a decisão acabou por não acontecer, pese embora Ivo Lopes seja um piloto com excelentes resultados aos comandos da M 1000 RR, mas a equipa considerou que seria pouco prudente colocar o português sem preparação no Mundial Superbike este fim de semana no Estoril.

EstorilQuanto a Philipp Oettl, o piloto sofreu uma fratura da clavícula direita quando caiu na segunda sessão de treinos livres das SBK. A MotoJornal confirmou com um membro da equipa GoEleven o que sucedeu, explicando-nos que Oettl fraturou a clavícula no momento em que deslizou na gravilha e acabou por ficar com o ombro preso durante uma rotação do corpo numa zona em que a gravilha é mais funda e “trava” mais.

Para o Team GoEleven esta seria então uma prova sem um dos pilotos, mas felizmente encontraram em Xavi Forés, piloto espanhol que milita a tempo inteiro no Mundial de Resistência FIM e que inclusivamente já competiu algumas temporadas no Mundial SBK, com resultados de destaque, um substituto de última hora.

Forés tinha acabado de aterrar em Lisboa para assumir as funções de comentador de televisão, e contava ver a ronda do Estoril fora da pista. Mas o convite do Team GoEleven revelou-se demasiado tentador, e assim Forés regressa a este campeonato este fim de semana.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar todos os resultados do Mundial Superbike no Estoril.