SBK 2022 Estoril – Campeão Toprak leva a Yamaha R1 ao topo

O piloto turco foi o mais rápido do Mundial Superbike no final do primeiro dia no Estoril. Toprak Razgatlioglu leva a Yamaha R1 ao topo da tabela de tempos.

Se na primeira sessão de treinos livres foi uma Yamaha R1 não oficial a liderar a tabela de tempos, por intermédio do americano Garrett Gerloff (GYTR GRT Yamaha), na segunda sessão de treinos livres do Mundial Superbike no circuito do Estoril vimos outra R1 a liderar os tempos. Mas desta feita foi Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx) a puxar dos “galões” de campeão e marcar já uma posição perante os seus mais diretos rivais.

Apesar de ser um dos pilotos mais talentosos e mais velozes do Mundial Superbike, Toprak não está a ter vida fácil nesta temporada 2022. Tanto Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) como o espanhol Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) têm estado sempre na luta pelas melhores posições e vitórias, com Toprak a pilotar a sua Yamaha R1 oficial mais no limite do que até agora o tínhamos visto.

Porém, o piloto turco, que muitos dizem estar a caminho do MotoGP em 2023, tinha avisado em antevisão à ronda do Estoril que a partir deste fim de semana contava com uma moto mais ao seu estilo e a partir de agora estaria em circuitos mais ao seu gosto, pelo que os resultados serão, acredita Toprak Razgatlioglu, melhores do que nas duas primeiras rondas do ano.

EstorilE de facto o campeão das Superbike mostrou que está no Estoril para discutir a “pole position” e as vitórias nas três corridas que fazem parte do programa de sábado e domingo.

Nesta segunda sessão de treinos livres, Toprak Razgatlioglu rodou em 1m36.290s, suficiente para bater Garrett Gerloff que foi o único do “top 10” que não foi capaz de melhorar o seu registo da manhã de sexta-feira e ficou-se então pela terceira posição na tabela de tempos combinados. Razgatlioglu, sempre com uma pilotagem no limite e a exigir bastante da frente da sua Yamaha R1, bateu Alvaro Bautista que continua a dar nas vistas neste regresso aos comandos da Ducati Panigale V4 R.

Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) foi o quarto melhor do primeiro dia do Mundial Superbike, sendo que o norte-irlandês esperará melhorar significativamente a sua consistência para garantir que não deixa os seus mais diretos rivais, Toprak e Bautista, “sozinhos” a discutir o topo de cada sessão em pista.

Convém também referir que para além de Michael van der Mark (BMW Motorrad WorldSBK), também Philipp Oettl (Team GoEleven) está declarado como “não apto” a competir no Estoril. O piloto sofreu uma queda nesta segunda sessão de treinos e fraturou a clavícula. Recordamos que de manhã Michael van der Mark fraturou o colo do fémur direito numa queda que chegou mesmo a interromper a sessão.

EstorilMundial Superbike – resultados após duas sessões de treinos livres no Estoril

1 – Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx)

2 – Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) +0.173s

3 – Garrett Gerloff (GYTR GRT Yamaha) +0.282s

4 – Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) +0.305s

5 – Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Ducati) +0.899s

6 – Andrea Locatelli (Pata Yamaha with Brixx) +0.911s

7 – Xavi Vierge (Team HRC) +0.991s

8 – Loris Baz (Bonovo Action BMW) +1.056s

9 – Iker Lecuona (Team HRC) +1.085s

10 – Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti Racing) +1.177s

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar a par e passo todas as incidências e resultados do Mundial Superbike nesta visita ao circuito do Estoril. Quer ficar a conhecer os horários completos deste fim de semana? Então clique aqui!